Renan destaca que novo portal permitirá o controle social dos gastos públicos
Em cerimônia na Presidência do Senado Federal, nesta terça-feira (2), senadores e autoridades participaram do lançamento do novo Portal do Orçamento, que disponibiliza na página do Senado na Internet informações detalhadas sobre o orçamento federal, inclusive as verbas da União previstas ou repassadas para estados e municípios. Durante a solenidade o consultor-geral Fábio Gondim, da Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado, apresentou aos presentes as funcionalidades e conteúdos do portal.
Em discurso durante a cerimônia, o presidente da Casa, senador Renan Calheiros, disse que o advento do portal significa que o Senado está "facilitando o controle social dos gastos públicos". Para Renan, o Portal do Orçamento é um espaço de caráter didático e interativo. O presidente disse que a nova ferramenta proporciona controle social qualificado, "pois fortalece o papel da cidadania na cobrança de resultados junto aos gestores públicos".
Renan informou que a Secretaria de Relações Institucionais do Senado já está incumbida de buscar integração com outros órgãos governamentais para que a utilização do portal seja compartilhada, inclusive com cursos a serem promovidos pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e Interlegis.
Também em discurso, o atual presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), senador José Maranhão (PMDB-PB), comemorou o lançamento do portal que, de acordo com ele, "tornará acessíveis a todos as informações do orçamento". Para José Maranhão, o Portal do Orçamento será um "importante instrumento de apoio à gestão das políticas públicas" em todo o país, pois eleva a transparência dos gastos públicos e aumenta o controle social.
Participaram da cerimônia o ministro Jorge Hage, da Controladoria Geral da União (CGU); o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid; e, representando o ministro Guido Mantega, o secretário do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. Também presenciaram a solenidade senadores, deputados federais, servidores do Senado Federal, imprensa e convidados.
02/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Portal federativo vai ajudar no controle de gastos públicos
Capiberibe quer controle social sobre gastos públicos
CGU abre inscrições para curso a distância sobre controle social de gastos públicos
Controle dos gastos públicos e recursos para área social foram prioridades no Senado
Senado e Câmara lançam portal de controle de gastos da Copa 2014 na Internet
Trabalho preventivo engaja sociedade no controle de gastos públicos