Capiberibe quer controle social sobre gastos públicos



O senador João Capiberibe defendeu nesta terça-feira (20) a adoção de mecanismos de controle social nos gastos públicos que permitam o acompanhamento da execução do orçamento. De acordo com os dados apresentados pelo senador, a carga tributária brasileira de 36,5% do Produto Interno Bruto é das mais altas do mundo, no entanto, a população normalmente não tem acesso a informações de como os recursos arrecadados são gastos.

- Se o orçamento é discutido e votado pelos parlamentares, sancionado pelo chefe do Executivo e realizado por funcionários públicos honestos, qual o problema se cada um quiser acompanhar esse trabalho meritório ? - questionou.

Capiberibe citou projeto implantado pelo governo do Amapá, quando ele era o governador, que permite o acompanhamento dos gastos públicos pela Internet (www.amapa.gov.br). Em seu pronunciamento, o senador relatou o acompanhamento de duas despesas específicas: uma relacionada ao pagamento de espetáculo teatral, quando das comemorações pelo aniversário da cidade de Macapá, e outra com serviços de adestramento de cães. Este último caso, conforme o senador, é um exemplo da necessidade de que os gastos sejam severamente explicados à sociedade.

- Se os gastos não estivessem na Internet, como você poderia exercer o eu direito de perguntar ao governo: "que projeto é esse?" "Onde estão esses cachorros?" - disse o senador.

Capiberibe defendeu ainda a aprovação pelo Senado do que chamou de Lei da Transparência das Contas Públicas.

- Imagine se todos os 170 milhões de brasileiros pudessem acompanhar os gastos de seus impostos, em todos os governos de todos os estados, em todos os três poderes - disse.



20/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe quer controle social de receitas e gastos da Previdência e apresenta emendas à reforma

CGU abre inscrições para curso a distância sobre controle social de gastos públicos

Renan destaca que novo portal permitirá o controle social dos gastos públicos

Controle dos gastos públicos e recursos para área social foram prioridades no Senado

Capiberibe quer aprovação de emenda que institui controle social da Previdência

Capiberibe volta a pedir aprovação de projeto sobre transparência de gastos públicos