Renan destaca trajetória de Tebet
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse neste sábado (18), em entrevista à Agência Senado, estar muito emocionado com o falecimento de Ramez Tebet. Renan destacou a "respeitada trajetória política de Tebet" e afirmou que considera o senador por Mato Grosso do Sul uma referência política e ética para todo o Congresso Nacional e para a sociedade brasileira.
- Sempre mantive com Tebet uma relação pessoal e muito próxima. A sua morte toca-me profundamente, de forma intensa, pois além da amizade tive a honra de participar ao lado dele de diversos momentos significativos do país, que acabaram enaltecendo as nossas trajetórias na vida pública - declarou ele durante a entrevista.
Para Renan Calheiros, a trajetória política de Tebet esteve alicerçada em sua capacidade de conduzir os debates em clima civilizado e na direção da concórdia, sempre de forma competente. Como exemplo pessoal, Renan Calheiros destacou em Tebet a impressionante vontade de viver, evidenciada na luta que travou contra a grave doença que o acometeu por anos.
- Lembro-me que em diversas ocasiões Ramez Tebet saiu do hospital e veio direto para discursar na tribuna do Senado, visivelmente padecendo de muitas dificuldades. Por tudo isso, o Brasil chora a perda de um grande homem público - disse Renan.
Trajetória
Formado em Direito pela Universidade de Direito do Rio de Janeiro, Tebet nunca perdeu o estilo do advogado eloqüente, que enfatizava seus argumentos imprimindo um tom exasperado à voz.Foi promotor público de Três Lagoas (MS) e prefeito dessa cidade, assumindo, em 1986, o governo de Mato Grosso do Sul.
Um ano depois, foi empossado na Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro-Oeste (Sudeco), onde ficou até 1989. Foi também secretário de Justiça e relator da primeira Constituição de Mato Grosso do Sul.
De junho a setembro de 2001, foi ministro da Integração Nacional, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Ele deixou esse ministério para assumir a Presidência do Senado, cargo que exerceu entre 2001 e 2003. Seu atual mandato como senador se encerraria em 31 de janeiro de 2011.
18/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado decreta luto oficial e Renan destaca trajetória de Tebet
Papaléo lê artigo sobre trajetória de Ramez Tebet
Renan Calheiros lembra trajetória singular de José Alencar
Ivo Cassol destaca importância da religiosidade em sua trajetória
SEBASTIÃO ROCHA DESTACA TRAJETÓRIA DE BETINHO
Simon destaca trajetória política de Franco Montoro