Senado decreta luto oficial e Renan destaca trajetória de Tebet



O presidente Renan Calheiros decretou luto oficial no Senado por três dias a partir deste sábado (18), em virtude do falecimento do senador Ramez Tebet (PMDB-MS). Ao mesmo tempo, determinou a convocação de uma sessão de homenagem e de pesar pelo desaparecimento do político sul-mato-grossense, a ser realizada na tarde da próxima segunda-feira (20), quando a família deverá receber o título de honoris-causa, concedido a Tebet pela Universidade do Legislativo (Unilegis), vinculada ao Senado Federal.

Em entrevista à Agência Senado, o presidente Renan Calheiros disse estar muito emocionado com o falecimento de Tebet, considerado por ele como uma referência política e ética para todo o Congresso Nacional e para a sociedade brasileira.

- Sempre mantive com Tebet uma relação pessoal e muito próxima. A sua morte toca-me profundamente, de forma intensa, pois além da amizade tive a honra de participar ao lado dele de diversos momentos significativos do país, que acabaram enaltecendo as nossas trajetórias na vida pública.

Renan Calheiros lembra que Ramez Tebet teve papel "inestimável" ao assumir a presidência do Senado Federal e contribuir para superar uma grave crise que afetava a instituição. A crise, no caso, culminou com as renúncias dos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e José Roberto Arruda (PSDB-DF) e Jader Barbalho (PMDB-PA), no decorrer de 2001.

- Ele [Ramez Tebet], com toda a sua grandeza, soube como ninguém produzir uma saída para aquela crise política.

Para Renan Calheiros, a "respeitada trajetória política de Tebet" era alicerçada em sua capacidade de conduzir os debates em clima civilizado e na direção da concórdia, sempre de forma competente. Como exemplo pessoal, Renan Calheiros destaca em Tebet a impressionante vontade de viver, evidenciada na luta que travou contra a grave doença que o acometeu por anos.

- Lembro-me que em diversas ocasiões Ramez Tebet saiu do hospital e veio direto para discursar na tribuna do Senado, visivelmente padecendo de muitas dificuldades. Por tudo isso, o Brasil chora a perda de um grande homem público - disse Renan.



18/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan decreta luto oficial no Senado

Tebet é enterrado em Mato Grosso do Sul e Renan decreta luto de três dias

Renan destaca trajetória de Tebet

Governador decreta luto oficial pela morte de dona Ruth Cardoso

Brasil decreta sete dias de luto pela morte de Mandela

Haiti: Lula decreta três dias de luto e divulga nota de pesar