Renan determina verificação do espaço concedido a cada senador nos veículos de comunicação do Senado
O presidente do Senado, Renan Calheiros, comunicou ao Plenário que determinou à Secretaria Especial de Comunicação Social que providencie o levantamento estatístico sobre o espaço ocupado pelos senadores nos veículos de comunicação da Casa, a fim de verificar se existe desequilíbrio no espaço concedido a eles.
A decisão do presidente se deu em razão de reclamação feita pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE) de que ele e outros senadores da oposição estariam sendo prejudicados pela edição feita em programas e matérias veiculadas por esses veículos de comunicação. Renan Calheiros também garantiu que, diferentemente do que afirmou Almeida Lima, não existe projeto ou anteprojeto em elaboração visando a modificação da forma como a TV Senado transmitiria as sessões plenárias.
- Enquanto eu for presidente desta Casa, a livre e soberana palavra dos senadores não sofrerá qualquer restrição. Não sou, nem nunca fui, adepto de qualquer gesto que limite a liberdade de expressão - afirmou.
Renan também lembrou que a TV Senado e a Rádio Senado, com o intuito de atingir um número maior de cidadãos, estão ampliando o número de emissoras em todo o país.
Os senadores Papaléo Paes (PSDB-AP) e Heloísa Helena (PSOL-AL) endossaram a reclamação de Almeida Lima. Papaléo pediu ainda que a TV Senado reprise na íntegra as sessões plenárias à noite, no horário habitual de 21h30, para que um número maior de pessoas possa acompanhar o trabalho dos senadores. Segundo o senador, a reprise da sessão estava começando muito tarde, depois das 23h.
O senador Tião Viana (PT-AC), por sua vez, disse que os jornalistas da Casa não podem ser responsabilizados por eventuais desequilíbrios e que não pode ser colocada em dúvida a honradez desses profissionais. Almeida Lima disse que não fez críticas aos jornalistas, mas apenas àqueles que têm poder de decisão no setor.08/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto aprovado pela CCJ determina que presidente e diretores do BC devem prestar contas ao Senado a cada seis meses
Qualidade dos veículos de comunicação do Senado é enfatizada em seminário
Ana Amélia destaca trabalho dos veículos de comunicação do Senado
Simon propõe 'ombudsman' para veículos de comunicação do Senado
Veículos de comunicação do Senado realizam cobertura especial das eleições
Newsletter semanal reúne informações de todos os veículos de comunicação do Senado