Renan deve reunir líderes para discutir questão dos subsídios dos parlamentares
O presidente do Senado, Renan Calheiros, informou que vai convocar reunião dos líderes de todos os partidos para discutir o encaminhamento da votação de um decreto legislativo sobre o teto salarial dos parlamentares. A votação em Plenário poderá ser feita até esta quinta-feira (21), acrescentou o presidente.
- A fixação de um teto para os subsídios dos parlamentares será uma decisão das duas Casas legislativas do Congresso Nacional, como é o entendimento do Supremo Tribunal Federal - declarou Renan, em entrevista coletiva.
O presidente acrescentou que a perda de eficácia do Decreto 444, de 2002, no qual se baseou o aumento dos subsídios dos parlamentares, cria a necessidade da votação de um novo decreto legislativo sobre os subsídios de senadores e deputados. O Decreto 444 refere-se a um inciso da Constituição (art 48, XV) que foi modificado.
Renan argumentou que a fixação de um teto salarial do legislativo é moralizante. Quando se criou o teto na Constituição foi para moralizar, pôr um limite no aumento dos salários, argumentou o presidente do Senado.
- Temos que abrir a instituição à crítica democraticamente. Sou contra qualquer excesso e acho que as decisões devem ser tomadas de forma democrática e transparente - concluiu.
19/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan pode reunir líderes para discutir veto
Renan deve reunir líderes para definir pauta de votações
Colégio de Líderes deve reunir-se para decidir cronograma de votação de PECs
Renan se reúne com líderes partidários para discutir FPE
Líderes parlamentares se reúnem nesta terça para discutir votação dos 'royalties' na Câmara
Renan marca reunião de líderes para discutir teto parlamentar