Renan diz que votação do fim da reeleição deve ficar para o próximo ano



Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (4), o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse acreditar que a votação das seis propostas de emenda à Constituição que proíbem a reeleição para chefes do Executivo em todas as esferas fique para o próximo ano.

Renan explicou que o trâmite de uma proposta de emenda à Constituição inclui dois turnos de deliberação, com cinco sessões de discussão na primeira e três na segunda. Para aprovação, é necessário ainda quórum qualificado, ou seja 49 votos favoráveis (três quintos dos senadores) no final de cada um dos turnos.

Apesar das dificuldades para discutir o tema, o presidente do Senado disse que se os senadores chegarem a um consenso em relação à matéria ainda este ano colocará as propostas para discussão. No entanto, disse que, a seu ver, seria mais adequado o Senado votar essas matérias na próxima legislatura.

- Podemos este ano avançar no calendário e colocar as matérias para discussão, mas a votação deve ficar para o próximo ano, o que seria melhor. Essa matéria é muito importante e divide opiniões - disse.

Estão na ordem do dia da sessão deliberativa desta terça-feira (5) as PECs 41/03, 10/99, 58/99, 70/99, 97/99 e 20/04, que tratam da proibição da reeleição em cargos do Executivo e tramitam em conjunto. Antes de começar a apreciar as propostas, o Senado deve destrancar a pauta, que está bloqueada por nove medidas provisórias.

Trancada por nove medidas provisórias, pauta do Senado inclui proposta do fim da reeleição



04/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Copom reforça que inflação deve ficar próximo do centro da meta em 2012

Modelo de classificação do trigo deve ficar mais próximo de padrão internacional

Votação do Orçamento deve ficar para 2012

Votação da nova CLT deve ficar para 2002

Votação de projetos importantes deve ficar para agosto

Votação da CPMF deve ficar para terça, diz Tião Viana