Renan participa da reabertura oficial do Palácio da Alvorada, que foi restaurado



Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da primeira-dama, Marisa Letícia, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e sua esposa, Verônica Calheiros, participaram nesta quinta-feira (6) da cerimônia de entrega oficial do Palácio da Alvorada após ter sido completamente restaurado. A obra contou com o acompanhamento do escritório do arquiteto Oscar Niemeyer e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Durante 15 meses e ao custo de R$ 18,4 milhões, 300 profissionais de diversas áreas trabalharam na restauração do Palácio da Alvorada, obra tocada por um consórcio formado pelas construtoras Tensor e Concrejato, vencedoras do processo de licitação. O responsável pelo projeto de restauração foi a Associação para a Restauração do Palácio da Alvorada, composta pela Associação Brasileira de Infra-Estrutura de Base (ABDIB) e pela Fundação Ricardo Franco, ligada ao Instituto Militar de Engenharia (IME)

Em seu discurso, o presidente Lula disse que outros presidentes não tiveram a vontade ou a coragem de enfrentar as críticas e fazer a restauração de um palácio que chega aos 50 anos de idade.

- Lamentavelmente, muitas vezes, quando você pensa em fazer a restauração de um monumento, sempre aparece um engraçadinho para dizer que isso poderia estar sendo gasto para outra coisa: 'Isso daria para comprar tantas cestas básicas, daria para fazer tantas casas populares'. Com medo da crítica, ninguém tem coragem para fazer. As pessoas que ganham as eleições para presidente da República imaginam: bom, eu vou ficar só quatro anos, para que eu vou cuidar disso? Quatro anos passam tão rápido - disse.

06/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan participa de solenidades no Palácio do Planalto

Renan participa de posse de ministros no Palácio do Planalto

Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada

Dilma vai se mudar para o Palácio da Alvorada em fevereiro