Renan participa de cerimônia de quebra de patente de remédio para tratamento da Aids
O presidente do Senado, Renan Calheiros, participou nesta sexta-feira (4), no Palácio do Planalto, da cerimônia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou o licenciamento compulsório do anti-retroviral Efavirenz, o medicamento mais utilizado no tratamento contra a Aids. A cerimônia foi encerrada com aplausos e com os convidados da cerimônia cantando o Hino Nacional.
De acordo com o Ministério da Saúde, o laboratório Merck, produtor do Efavirenz, teve o prazo de sete dias para se pronunciar sobre a declaração de interesse público do anti-retroviral por parte do ministro José Gomes Temporão. Nesse período, o laboratório ofereceu desconto de apenas 30% sobre o preço de US$ 1,59 por comprimido, proposta considerada insatisfatória pelo governo brasileiro.
No discurso que sucedeu à assinatura do decreto, o presidente Lula disse que toda descoberta de interesse da Humanidade deveria ser patenteada em favor da Humanidade.
- Não acredito que alguém possa ficar rico com a desgraça dos outros. Não abriremos mão de cuidar da saúde do nosso povo. Entre o nosso comércio e a nossa saúde, vamos cuidar de nossa saúde - disse Lula.
Estimativas do Ministério da Saúde mostram que cerca de 75 mil pacientes com Aids utilizarão esse medicamento no Brasil em 2007. O governo repassa o remédio gratuitamente aos pacientes com Aids através do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Temporão, o Brasil já declarou outros medicamentos de interesse público, mas é a primeira vez que decreta o licenciamento compulsório. O programa brasileiro de combate à Aids atende a 180 mil pacientes, ao custo de R$ 930 milhões por ano.
04/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tião Viana defende quebra de patente de remédio contra Aids
Brasil irá inaugurar fábrica de remédio para tratamento da Aids na África
STJ derruba extensão do prazo da patente de remédio para leucemia
Renan participa de cerimônia de assinatura da MP que regulamenta o Fundeb
Renan participa da cerimônia de entrega do prêmio Personalidade do Ano da revista 'IstoÉ'
Cerimônia celebra patente número 500 da Unicamp