Renan participa de solenidade pelos 84 anos do PC do B



Ao participar da solenidade de comemoração dos 84 anos de existência do Partido Comunista do Brasil (PC do B), o presidente do Senado, Renan Calheiros, solidarizou-se com o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, na luta para poupar o PC do B da cláusula da barreira, que estabelece um percentual mínimo (5%) de votos para a Câmara dos Deputados, em nove estados, para que um partido tenha representação política no Congresso Nacional, receba recursos do Fundo Partidário e tenha direito a tempo na propaganda eleitoral no rádio e na TV.

- A cláusula de barreira não pode servir, de jeito nenhum, como meio para restringir as ações de agremiações com longo histórico de lutas a serviço do povo brasileiro, como o PC do B. Tenham a certeza do meu engajamento também nessa luta - afirmou o presidente do Senado.

Renato Rabelo ressaltou que a cláusula de barreira vem do tempo do regime militar, fazendo parte do chamado "entulho autoritário". Ele lembrou, ainda, a participação do PC do B na luta pela democracia no Brasil em momentos de restrição das liberdades e de autoritarismo.

- Medir um partido pelo número proporcional de votos na Câmara dos Deputados é um despropósito. Mas o PC do B nunca se deteve diante desse tipo de ameaça - frisou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, disse que o PC do B tem como seu maior patrimônio o amor à liberdade e a dedicação ao povo mais humilde e sofrido. O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Ricardo Berzoini, disse que, para o PT, o PC do B é um "partido companheiro", assim como o PT é um "partido camarada" para o PC do B.

22/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan participa da solenidade de sanção da lei do Supersimples

Renan participa de solenidade em que Lula acendeu a tocha do Pan

Renan participa da solenidade de diplomação de Lula e José Alencar

Renan participa da solenidade de posse do presidente do TSE marcada por críticas duras

Sarney participa de solenidade comemorativa dos 175 anos do Supremo Tribunal Federal

Governador participa de comemoração pelos 60 anos da APMSP