Renan pede aos líderes mobilização para votar Orçamento nesta terça



O presidente do Senado, Renan Calheiros, informou, em entrevista nesta segunda-feira (17), que pediu aos líderes partidários que mobilizem suas bancadas para que o Orçamento da União para 2006 seja votado na noite desta terça-feira (18).

VEJA MAIS

- Estamos prontos para a votação. Restam pequenas demandas localizadas, que precisam realmente ser resolvidas. Mas se não houver consenso das lideranças, tem que se decidir no voto - disse.

A sessão do Congresso para a votação está marcada para as 19h.

Renan Calheiros esclareceu que não colocou o projeto orçamentário para votação na última quarta-feira (12), depois da reunião entre governadores e o ministro da Fazenda, já à noite, porque não havia presença suficiente de parlamentares no Congresso para garantir quórum da sessão.

- O Brasil precisa do Orçamento aprovado, com definições claras sobre gastos e investimentos, uma sinalização óbvia para o mercado. Se o processo orçamentário está esgotado, se precisa de modificações, é uma outra questão. De minha parte, estou fazendo de tudo para o projeto seja votado - acrescentou.

O presidente do Senado discordou do uso de medidas provisórias para liberar dinheiro, como fez o presidente da República durante a Semana Santa, sob o argumento de que o orçamento ainda não foi votado e o governo não poderia ficar parado. "Só deveríamos usar medidas provisórias em caso de urgência e relevância", disse. Por isso, ele defende que o Congresso se reúna nesta terça (18) para votar o projeto orçamentário.

- Se continuarmos com isso, será o caos. O governo fica legislando por medidas provisórias e o Congresso não consegue apreciar o que está na pauta - manifestou.

Questionado se a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, na Câmara, nesta terça (18) ou na quinta (20), não irá tornar dispensável sua vinda ao Senado,Renan Calheiros observou que torce para que "todas as dúvidas" sejam esclarecidas na Câmara. No entanto, "se ainda houver dúvidas depois", o ministro da Justiça terá de comparecer ao Senado.

A oposição do Senado quer a presença de Márcio Thomaz Bastos para que ele fale de sua participação nos fatos que culminaram com a demissão do ministro Antonio Palocci, da Fazenda.

Arthur Virgílio diz que PSDB vota orçamento, mas quer solução para quatro pendências



17/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan Calheiros convoca sessão para votar Orçamento nesta terça

Renan reúne líderes nesta terça para discutir agenda de cem dias

Áudio | Renan Calheiros confirma acordo para votar Orçamento de 2014 na próxima terça

Renan Calheiros e líderes avaliam a pauta nesta terça-feira

LÍDERES DECIDEM NESTA TERÇA COMO VOTAR PROJETOS QUE FINANCIAM SALÁRIO MÍNIMO

Renan: líderes decidirão vetos que serão votados nesta terça-feira