Tebet: procuradoria pediu informações à Receita sobre ACM e Jader



Como presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) informou ao plenário do Senado que recebeu, na quarta-feira (dia 21), do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, parecer emitido pelo vice-procurador- geral da República, Haroldo Ferraz da Nóbrega, pelo arquivamento das acusações recíprocas trocadas em discursos pelo então presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), e o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), atual presidente da Casa.

Brindeiro acolheu parcialmente o parecer do vice-procurador, conforme despacho que Tebet leu duas vezes na íntegra. No despacho, o procurador-geral comunica que aprova o parecer pelo arquivamento, "relativamente às matérias antigas já examinadas pela Justiça, prosseguindo evidentemente as questões sub judice ainda em tramitação no âmbito da Justiça Federal de primeira instância, tribunais e Procuradorias da República nos Estados".

O procurador-geral também comunicou a Tebet que requisitou à Secretaria da Receita Federal (SRF) "informações sobre a existência ou não de procedimentos fiscais relativamente a ambos os parlamentares sobre suposto enriquecimento ilícito apurado com base na variação patrimonial nas declarações de bens anuais do Imposto de Renda", conforme ofício que integra a documentação encaminhada por Brindeiro a Tebet. O senador solicitou a transcrição integral de todos os documentos nos anais da Casa.

Ainda segundo o despacho de Brindeiro, a matéria está sujeita a reexame, na hipótese de que surjam fatos novos em relação aos dois senadores "decorrentes de informações requisitadas da Secretaria da Receita Federal e outras".

Os pareceres da Procuradoria Geral resultaram de solicitações feitas pela Mesa do Senado e pelo Conselho de Ética, em atendimento a pedido feito pelos senadores Heloísa Helena (PT-AL), Sebastião Rocha (PDT-AP), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Jefferson Péres (PDT-AM).

22/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá solicita informações sobre Eduardo Jorge à Procuradoria, ao Banco Central e à Receita Federal

Renan pediu à Procuradoria da República investigação sobre documentos

Sarney vai autorizar Procuradoria a pedir informações sobre conta no exterior

Simon quer discutir na CCJ informações da Procuradoria-Geral sobre Erenice Guerra

REQUIÃO REQUER INFORMAÇÕES À RECEITA SOBRE O GRUPO ABRIL

Receita vai exigir informações sobre operações cambiais de movimentação financeira