Renan recebe pedido de apoio para TV da Gente
Um canal brasileiro de televisão concebido e dirigido por profissionais negros. Esta foi a idéia defendida nesta terça-feira (15) pelo cantor e apresentador de TV, João de Paula Neto, mais conhecido por Netinho de Paula, ex-vocalista do grupo de pagode Negritude Júnior. Netinho foi recebido no início da tarde em audiência pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, da qual também participou o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo. O cantor pediu apoio político para que o canal TV da Gente, lançado em 2005, consiga consolidação nacional.
- Eu vim fazer aqui o que já fizeram os grandes líderes que são donos da comunicação no Brasil: pedir apoio político para que esse projeto possa crescer, já que ele é fruto de um anseio do movimento negro - afirmou Netinho.
Na avaliação do apresentador, tanto Aldo quanto Renan "adoraram o projeto" e destacaram ser uma boa iniciativa em prol da democracia. Netinho destacou que a programação da emissora novata é diversificada e conta com programas voltados para crianças, para o público feminino e sobre esportes, por exemplo. Com o objetivo inicial de retransmitir nacionalmente o sinal da TV da Gente por meio das principais companhias de TV a cabo (pertencentes ao Grupo Abril e à Rede Globo, frisou o apresentador), Netinho disse que o apoio político é essencial para que isso aconteça.
Ele defendeu a idéia de uma TV feita e dirigida prioritariamente por pessoas negras, afirmando que "falta um pouquinho de pigmentação aos profissionais que trabalham nos outros canais de TV". O apresentador garantiu que a miscigenação e a diversidade serão valorizadas pela emissora, em vez "da segregação e da discriminação".
- É a TV da Gente, a primeira TV no Brasil feita e dirigida por negros. Na verdade não é uma TV feita só para os negros, é feita para todo o povo brasileiro. Mas é a primeira que tem a direção e a concepção feita por pessoas negras - afirmou Netinho à imprensa quando saía do gabinete de Renan Calheiros.
O apresentador também disse ter discutido com Renan e Aldo o tema das ações afirmativas, em especial as cotas nas universidades públicas. A opinião de Netinho é que as cotas seriam um "mal necessário, uma imposição que tem de ser feita porque não existe bom senso".15/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan recebe pedido de apoio de organizadores de congresso internacional de engenheiros
Mesa recebe pedido para que PF conclua perícia sobre documentos de Renan
Renan recebe pedido para aprovação rápida de projeto sobre direitos autorais
Sarney recebe pedido de apoio à libertação de preso político na Venezuela
Tebet recebe pedido de apoio à inserção de afro-descendentes nas universidades
Renan recebe presidente do COB e manifesta apoio a incentivo fiscal para o esporte