Sarney recebe pedido de apoio à libertação de preso político na Venezuela



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, na manhã desta quarta-feira (17), pedido do advogado norte-americano Robert Amsterdam para ajudar na libertação do banqueiro venezuelano Elísio Cedeño, preso desde 2007 na Venezuela, segundo o advogado, por motivos políticos. Robert Amsterdam entregou a Sarney um dossiê completo sobre o caso.

Sarney disse ao advogado que encaminhará o pedido à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, onde a questão da entrada da Venezuela no Mercosul está em debate.

- Tenho sido um permanente crítico do presidente Hugo Chávez e de seu projeto de poderio militar na Venezuela - declarou Sarney.

O presidente do Senado afirmou que tem conversado com vários políticos da Venezuela que lutam pela democracia naquele país.

Segundo Robert Amsterdam, o presidente Hugo Chávez mantém preso Elísio Cedeño sem julgamento desde fevereiro de 2007. A Suprema Corte da Venezuela, na opinião do advogado, é manipulada pelo presidente venezuelano. Ele acrescentou que o Poder Judiciário da Venezuela está sendo destruído pelo Executivo.

A Suprema Corte, disse o advogado, autorizou a manutenção do encarceramento de Elísio Cedeño por mais dois anos, sem julgamento.Robert Amsterdam disse que Elísio Cedeño é acusado de fraudes cambiais, mas seu "único crime é fazer oposição ao presidente Chávez".

Gabinete da Presidência do Senado



17/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe advogado de preso político da Venezuela

Sarney recebe autoridades da Venezuela

Renan recebe pedido de apoio para TV da Gente

Sarney recebe pedido de municipalistas

Sarney recebe pedido de prorrogação da CPI do Banestado

Tebet recebe pedido de apoio à inserção de afro-descendentes nas universidades