Renan ressalta papel do Congresso em lançamento de livro com acordãos do Supremo sobre CPIs



Durante o lançamento do livro O Supremo Tribunal Federal e as Comissões Parlamentares de Inquérito, nesta quarta-feira (13), na biblioteca do tribunal, o presidente do Senado, Renan Calheiros, ressaltou a importância da obra no processo de consolidação das relações entre os poderes da República. A seu ver, Judiciário e Legislativo têm papéis complementares e harmônicos na garantia do funcionamento adequado das CPIs, mas perspectivas distintas.

Para o presidente do Senado, o Congresso Nacional, dentro de seu papel de fiscalizar, tem nas CPIs um dos mais importantes instrumentos para dar respostas à sociedade, que exige da Casa o acompanhamento dos atos da administração pública federal e de seus membros.

- Dada a natureza de freqüentemente desvelar o que há de errado nas instituições públicas, as CPIs adquirem um relevo, uma dimensão, uma complexidade que suscitam controvérsias não apenas entre os parlamentares, mas também entre os investigados, a imprensa e o restante da sociedade. Qualquer CPI busca a verdade. O que isso significa? Responder aos anseios para que o governo do povo seja, efetivamente, para o povo - disse.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, classificou o livro como uma contribuição do tribunal a um dialogo permanente entre Supremo, sociedade e Congresso Nacional. Segundo ela, a obra consiste na consolidação da doutrina jurídica brasileira adaptada às comissões de inquérito.

Também participaram do lançamento do livro o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato.

Embora o tema "comissões parlamentares de inquérito" tenha tomado maior relevância nos últimos dois anos, quando o Congresso Nacional conviveu com o funcionamento de diversas CPIS, a primeira decisão registrada no livro é datada de 1917. O livro, uma edição em parceria entre o STF e o Senado Federal, traz o inteiro teor de acórdãos do Supremo no tocante ao tema, além de comentários que facilitam o entendimento dos julgamentos.

A obra está disponível para consulta pública na Internet.



13/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em lançamento de Plano Agrícola, Renan ressalta contribuição do Congresso

Renan Calheiros participa de lançamento do livro sobre participação das mulheres na política

Temer ressalta papel do Congresso e sugere 'reforma política enxuta'

Renan participa de lançamento do livro "Os Desafios da Comunicação Social no Brasil"

Lula participa de lançamento de livro no Congresso

Consultor do Senado lança livro sobre CPIs