Renato Casagrande aponta falhas no projeto de reforma política do Executivo



Em pronunciamento nesta quarta-feira (13), o senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse ser contrario ao projeto da reforma política apresentado pelo Executivo por entender que a proposta, em tramitação na Câmara, reduz a participação popular nas decisões eleitorais. A matéria será analisada posteriormente pelo Senado.

- Todas as últimas tentativas de reformas políticas foram na direção de reduzir o número de partidos políticos. Essa reforma apresentada caminha na direção de reduzir a participação popular - afirmou.

Na avaliação do senador, o voto em lista fechada, elaborada pelos partidos políticos, proposto no atual projeto de reforma, mesmo que resulte em um fortalecimento partidário, "retirada o poder" da população de escolher os candidatos em que deseja votar. Além disso, argumentou, a medida reduz a renovação e dá muito poder à burocracia partidária.

Renato Casagrande disse ainda que a possibilidade aberta pela reforma para a troca de partidos constituiu "uma hipocrisia" e contribui para a extinção do princípio da fidelidade partidária.

- Sou favorável a que possamos votar uma legislação de fidelidade partidária, não que possamos abrir uma janela que permita essa troca partidária - disse.

O senador também criticou o fato de o projeto acabar com as coligações entre os partidos políticos, contrariando o princípio constitucional da pluralidade política. A proposta também não amplia a possibilidade de realização de referendos e plebiscitos, além de não conceder às mulheres as garantias e os direitos assegurados por outros países quanto à participação no processo político, disse o senador.



13/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renato Casagrande apresenta substitutivo ao projeto de reforma do Código de Processo Penal na CCJ

Jurista aponta falhas na definição de conceitos no projeto de Reforma do Código Penal

Renato Casagrande dará prioridade à reforma tributária

Garibaldi pede cautela, mas aponta falhas na reforma da Previdência

Projeto de Renato Casagrande estabelece regras para o controle interno do Senado

Demostenes aponta falhas no projeto que modifica Lei de Execução Penal