Representações no exterior
A participação em organismos internacionais é uma das frentes da política externa brasileira. Como país-membro da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil integra todas as agências especializadas, programas e fundos que desenvolvem ações em áreas específicas, estabelecidas por seus mandatos.
Alguns deles são: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Cultura e a Ciência (UNESCO), a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), dentre outros. No campo econômico-financeiro, o Brasil é membro do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, ambos ligados ao Sistema ONU.
Em várias agências das Nações Unidas, existem brasileiros que ocupam postos-chaves na hierarquia. O embaixador Sergio Duarte é o brasileiro com cargo mais alto no Secretariado das Nações Unidas; ele atua como Alto Representante para Assuntos de Desarmamento, mas deverá deixar o cargo no primeiro semestre de 2012.
O ex-ministro José Graziano, responsável pelo programa Fome Zero no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é o diretor da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) para o período 2012-2015. Ele é o primeiro latino-americano a ocupar o posto.
O bacharel em Ciências Biológicas e ex-secretário nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Bráulio Dias, foi escolhido, em janeiro de 2012, para assumir o posto de secretário executivo do Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD). Aprovada em 1992, a Convenção prevê a implantação de uma série de ações com a finalidade de reduzir a destruição de habitats naturais, restaurar e conservar áreas degradadas, dentre outras.
Além da ONU, o Brasil participa de outros organismos internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
A OEA reúne 35 Estados do continente americano. A organização atua em quatro frentes: fortalecimento da democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento.
A OTCA é um organismo internacional responsável por coordenar as ações no marco do Tratado de Cooperação Amazônica, o qual envolve a promoção do desenvolvimento sustentável na região.
Fontes:
ONU no Brasil
Organização dos Estados Americanos (OEA)
07/05/2012 17:18
Artigos Relacionados
Estrangeiros já podem tirar CPF de forma automática em representações do País no exterior
Começa a leitura das denúncias e representações
Suplicy defende exame e debate de representações
Entenda as representações contra Renan Calheiros
PF e secretaria de comércio exterior vão combater práticas ilegais de comércio exterior
AGU vai padronizar representações judiciais de ações de organismos estrangeiros