Requerimento para criação da CPI das ONGs deve ser apresentado ainda nesta semana



Assim que retornar de viagem ao exterior, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) apresentará o requerimento para criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar o repasse de recursos do governo a organizações não-governamentais no período de 2003 a 2006. O requerimento já dispõe de 74 assinaturas - número muito superior às 27 necessárias para sua instalação.

Heráclito estará de volta do Marrocos até o final da semana. Ele e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) representaram o Senado em Seminário Internacional sobre Perspectivas Econômicas do Oriente Médio. No evento, o senador defendeu a necessidade de o Brasil estreitar seus laços econômicos e comerciais com os países árabes da África do Norte, como Tunísia, Argélia e o próprio Marrocos.

A CPI das ONGs foi criada no final do ano passado, mas, como não chegou a se reunir, com o fim da legislatura acabou por ser extinta, como determina o Regimento Interno. Heráclito colheu novamente assinaturas no início desta legislatura, mas preferiu esperar o mês de março para dar início ao processo de criação da CPI.

Segundo o senador, é fundamental a instalação da comissão para investigar o repasse de verbas governamentais, especialmente orçamentárias, diante do número de indícios de irregularidades em relação a essas entidades apontados durante o funcionamento das CPIs dos Correios, dos Bingos, do Mensalão e dos Sanguessugas, em 2005 e 2006.

Heráclito faz questão de afirmar que a CPI não é contra as ONGs. O objetivo das investigações é distinguir as boas entidades das ruins para proteger as organizações idôneas daquelas que estão envolvidas em irregularidades e corrupção. Cerca de 200 mil ONGs atuam no Brasil hoje.

O senador pretende, ainda, atender a pedido do senador Sibá Machado (PT-AC) para antecipar o período de investigação do funcionamento das ONGs para 1994 ou 1998, incluindo, assim, em parte ou totalmente, o tempo de governo de Fernando Henrique Cardoso. Com isso, estaria afastado o argumento de que haveria uma disputa político-partidária por trás da criação da CPI das ONGs, como sustentam alguns senadores.



13/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requerimento para criação de CPI será apresentado dia 9, diz Dutra

Horário eleitoral de segundo turno deve começar ainda nesta semana

Requerimento de criação da CPI das ONGs é lido em Plenário

Anteprojeto do novo CPC deve ser apresentado ainda no primeiro semestre

Requerimento de urgência para novo Código Florestal é lido e deve ser votado ainda hoje

Requerimento para urgência de projeto sobre novos partidos deve ser votado ainda hoje