Requerimento provoca adiamento de votação de cotas nas universidades



Requerimento apresentado pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO) levou ao adiamento da votação, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do projeto de lei da Câmara (PLC 180/08) que estabelece cotas de caráter social e racial para ingresso nas universidades públicas e nas escolas técnicas federais. O parlamentar quer que essa matéria tramite em conjunto com projeto de lei (PLS 344/08) de sua autoria que reserva vagas nas universidades públicas, pelo período de 12 anos, para alunos de escolas públicas.

A apresentação desse requerimento, e o consequente adiamento da votação, foi revelada pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC) durante a terceira audiência pública promovida pela CCJ, nesta quarta-feira (1º), para instruir a votação do PLC 180/08. Para Ideli, as questões tratadas na proposta de Marconi Perillo poderiam ser objeto de emendas ao projeto da Câmara. Assim, a senadora avaliou o requerimento como uma tentativa de atrasar a votação do PLC 180/08.

Ao esclarecer a questão, Marconi Perillo contestou que sua iniciativa tenha tido caráter protelatório. E defendeu o PLS 344/08 como uma tentativa de democratizar o acesso ao ensino superior público. Na comparação com o PLC 180/08, assinalou como diferença fundamental o fato de seu projeto sugerir cotas para estudantes pobres, independentemente de raça.

- Acho mais justo e democrático que todos, índios, negros, pardos e brancos pobres, possam ter acesso à universidade pública - declarou Marconi Perillo.

O representante de Goiás fez críticas diretas ao artigo 3º do PLC 180/08 - mantido no parecer favorável da relatora na CCJ, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) -, que determina que as vagas para cotistas (50% do total oferecido pela universidade) sejam preenchidas por estudantes negros, pardos e indígenas, na proporção de cada segmento destes na população do estado onde se localiza a instituição de ensino.

Em meio à polêmica gerada pela apresentação do requerimento, Marconi Perillo se comprometeu a pedir à secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra, que coloque sua solicitação em pauta para votação em Plenário ainda nesta quarta-feira (1º). Se o impasse for resolvido, o PLC 180/08 pode ser votado pela CCJ já na próxima semana.



01/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiamento da votação do relatório sobre Jader provoca protestos no conselho

Estudantes pedem votação de sistema de cotas em universidades

Votação do projeto que institui cotas nas universidades é adiada

Votação de cotas nas universidades deve ser novamente adiada

Requião pede pressa para votação do projeto de cotas nas universidades

Walter Pinheiro cobra votação de projeto que institui sistema de cotas em universidades federais