Requerimentos aprovados pedem ao governo que continue a lutar pela paz



O Senado aprovou dois requerimentos com o objetivo de conclamar o governo brasileiro a continuar seus esforços em favor da paz entre os Estados Unidos e o Iraque. Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS) assinam uma das proposições e o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) a outra. As duas matérias foram relatadas pelo senador Marcelo Crivella (PL-RJ).

- No momento em que o mundo se divide praticamente em dois blocos, um numericamente menor, embora de maior poder belicista, e outro integrado por um grande número de nações que desejam a paz, o Brasil, a despeito de ter os Estados Unidos como seu maior parceiro econômico, mostra sua vocação democrática, rogando pela harmonia e fraternidade entre os povos, para juntar a sua voz àquele grupo de nações que clamam pela paz - argumentou Crivella em seu parecer.

O requerimento de Suplicy e Simon manifesta o desejo dos senadores de que o governo Luiz Inácio Lula da Silva prossiga o seu esforço junto aos governos dos Estados Unidos e do Reino Unido no sentido de que os dois países desistam de atacar o Iraque. O documento também pede que sejam feitas gestões para que o governo do Iraque adote as medidas necessárias para atender as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) e demonstre que não dispõe de armas de destruição em massa.

Por sua vez, a proposição de Mercadante enfatiza a responsabilidade do Conselho de Segurança das Nações Unidas na manutenção da paz e da segurança internacional e destaca que este é o único órgão com legitimidade para autorizar o uso da força, que deve constituir uma medida de último recurso.



13/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovados requerimentos que pedem a ministro nome de bancos sonegadores

PRINCIPAIS REQUERIMENTOS APROVADOS PELA CPI DO FUTEBOL

Governo considera mais positivo lutar pela reabilitação dos detentos

Votações são adiadas para esta quarta. Governo desiste de lutar pela MP da Caixa

Aprovados três requerimentos de pesar

Artistas pedem apoio ao governo pela aprovação de projeto