REQUIÃO CONCLUI QUE MONTADORAS ESTÃO SONEGANDO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO



As montadoras de automóveis podem estar pagando imposto de importação sobre apenas 25% do preço FOB (livres de taxas) de carros montados, alertou hoje (dia 28) o senador Roberto Requião (PMDB-PR). A prática, segundo ele, atingiria uns 2 milhões de automóveis, "o que poderia significar uma soma de cerca de R$ 45 bilhões" de perda para os cofres do país, a seu ver é mais do que suficiente para cobrir os gastos da Previdência Social com um aumento do salário mínimo para R$ 180.

Requião disse que teve acesso a documento das montadoras em que elas estabelecem o preço FOB de importação de veículos montados. Ele comparou o documento com o registro dos preços FOB de todos os produtos americanos exportados. A comparação permitiu que o senador concluísse que as montadoras declaram um valor que é bem menor que a metade do valor FOB de importação. Como a atual legislação determina o pagamento de 34% de imposto de importação sobre metade do preço FOB, as montadoras estariam de fato pagando sobre 25% do preço FOB.

- Os automóveis que chegam montados ao Brasil estão tendo uma incidência de imposto sobre apenas 25% do valor - reiterou, afirmando que está buscando mais informações sobre o assunto.

Requião chamou ainda a atenção da imprensa brasileira para o assunto, que "parece não ter se incomodado nem um pouco" com a denúncia, já feita em pronunciamento anterior. Nos meios de comunicação, afirmou, "não há investigação em curso, mas no que se refere ao meu trabalho, estou aprofundando as informações".

28/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião apresenta dados sobre montadoras

REQUIÃO CRITICA VANTAGENS CONCEDIDAS A MONTADORAS

Requião critica incentivos a implantação de montadoras no país

Requião falará sobre importação de pneus usados

Camex prorroga redução de imposto de importação

Camex reduz imposto de importação de 124 produtos