Requião critica partidos por aprovação da previdência dos servidores



VEJA MAIS

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) protestou nesta sexta-feira (30) contra  o que denominou de “geleia geral em que se transformou o Senado” e criticou os chamados partidos de esquerda – PT, PCdoB, PSB e PDT – por terem aprovado o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Da tribuna, ele confessou seu desencanto com a política brasileira.

Depois de afirmar que o Funpresp é um fundo de investimento no mercado em turbulência, Requião acusou os partidos que o aprovaram – entre eles, o PMDB – de ignorarem a crise global e a brasileira. Segundo ele, o tão apregoado colchão de reservas internacionais do país – de US$ 300 bilhões – pode ser insuficiente para conter uma eventual saída do capital volátil.

Esses partidos, na avaliação do parlamentar, “não perceberam ainda” que, nos últimos 30 anos, o país está se desindustrializando com as políticas liberais. Ele criticou a ausência de uma “política séria” que contenha o ingresso do “capital vadio” na Bolsa de Valores e evite “a política de terra arrasada” causada pelo dólar barato.

A análise sobre a crise e os partidos de esquerda foi provocada por um comentário da deputada Jô Moraes (PCdoB) de que Requião seria um “rebelde sem causa”, referindo-se a sua oposição ao projeto que regulamenta a previdência complementar do servidor público.

– E, de repente, uma amiga militante do PCdoB transforma toda minha atuação, tenta resumir minha atitude de crítica, de construção e de alerta no Congresso Nacional em uma rebeldia sem causa – lamentou.

Para o senador, os políticos de esquerda cortaram os laços com a ideia de transformação da sociedade brasileira, “que em um dia tão distante cultivamos”. Segundo ele, a “grande política” foi escorraçada do Parlamento e dos sindicatos e hoje está confinada aos livros.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou que hoje prevalece “a política de birutas de aeroporto”. Ele disse preferir “a política da bússola” que define rumos mesmo contra a corrente dominante na opinião pública. Cristovam também fez críticas à criação do Funpresp e concordou com a análise de Requião sobre a desindustrialização.



30/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede mobilização dos servidores pela aprovação da PEC paralela da Previdência

Agripino quer pressa na aprovação do projeto que cria a previdência complementar para servidores

Alvaro Dias critica ‘pressa e atropelo’ do governo para aprovar previdência complementar de servidores

Requião pedirá que partidos indiquem integrantes da CPI do Transporte Público

Fraga cobra dos partidos aprovação da CPMF

Sem acordo, partidos de oposição tentarão mudar reforma da Previdência já na CCJ