Requião critica PT por ação contra CPI do Transporte Público



O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse, em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (20), que vê com "tristeza e decepção" a atitude da Mesa do Senado, que estaria retardando a instalação da CPI proposta por ele para investigar o transporte coletivo no país. Requião afirmou que a CPI venceu a pressão do governo para que senadores retirassem o apoio à instalação da comissão e relatou um novo desafio: o líder do PT, senador Humberto Costa, apresentou uma questão de ordem à Mesa do Senado contra a CPI.

De acordo com Roberto Requião, o líder do PT alega, por exemplo, que o transporte público é de responsabilidade de municípios e estados e, por isso, não pode ser investigado pelo Senado. Ele, porém, contestou a alegação. Acrescentou ainda que o PT pede à Mesa do Senado que não cobre das lideranças a indicação dos membros da CPI.

Requião pediu que a Mesa rejeite a solicitação da liderança do PT e, mais uma vez, ameaçou ir ao Supremo Tribunal Federal para garantir a instalação da CPI, já que o requisito de assinaturas foi devidamente cumprido - a criação da comissão foi apoiada por 28 senadores.

- É o PT, através de seu líder, que entra com questão de ordem para impedir que se investigue essa maracutaia nacional do transporte urbano no Brasil. Tem cabimento isso? Por quê o PT não quer que o Senado investigue o sistema de transporte urbano no Brasil? Quero cobrar aqui, publicamente, do presidente do meu partido, senador Renan Calheiros, uma decisão rápida e a instalação da CPI.

Requião lembrou que o STF já decidiu que as comissões parlamentares de inquérito são um direito da minoria para fiscalizar o poder público e devem ser instaladas sempre que o pedido atender aos requisitos formais, sem necessidade de avaliação de mérito.



20/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião ameaça recorrer ao STF para instalar CPI do Transporte Público

Requião pedirá que partidos indiquem integrantes da CPI do Transporte Público

Sarney despacha ação contra Requião para a Advocacia Geral

Heráclito critica ação do PT contra Transparência Brasil

Ministério Público do Pará apresenta 11ª ação contra Belo Monte

Amir Lando protesta contra ação do Ministério Público de Rondônia