Heráclito critica ação do PT contra Transparência Brasil



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) criticou o Partido dos Trabalhadores (PT) por não mais aceitar as liberdades democráticas, ao contrário do que fazia quando estava na oposição. Disse isso em referência à ação que o partido move, no estado de São Paulo, contra a organização não-governamental Transparência Brasil, por esta ter pedido aos eleitores o cuidado de não reeleger parlamentares envolvidos nos escândalos do "mensalão", na "máfia dos sanguessugas" e em outras irregularidades.

- A entidade é registrada e legalizada, presidida por homem de conceito. Cadê o partido que defendia liberdades democráticas, que destruía conceitos e vidas e acabou com a reputação de brasileiros que contrariaram seus interesses ? De um lado, quer acabar com a imunidade parlamentar; de outro, quer impedir a Nação de saber sobre parlamentares envolvidos em escândalos - protestou o senador.

Heráclito reclamou ainda de declaração do presidente que, em visita a Salvador, na semana passada, teria se referido à imunidade parlamentar como "vagabundagem". O senador ressaltou que a imunidade é um instrumento legítimo que permite ao parlamentar expressar livremente suas opiniões contra o governo e escapar à pressão deste contra as idéias expressas na tribuna.

"Mensalão"

Heráclito Fortes também pediu a apuração das afirmações feitas no horário eleitoral gratuito pelo ex-deputado do PL Valdemar Costa Neto, que renunciou para evitar a cassação de seu mandato por envolvimento no esquema do mensalão. Ele teria dito que seu único pecado foi ter aceito dinheiro do "caixa dois" de campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva às eleições de 2002.

O senador pediu que a Procuradoria Geral da República (PGR) e o Ministério Público (MP) investiguem denúncia da ex-mulher de Valdemar que, em depoimento à CPI dos Correios, teria afirmado que o então deputado teria recebido dinheiro de Taiwan para a campanha de Lula à Presidência.

Heráclito também parabenizou a cidade de Teresina, onde já foi prefeito, pelos 150 anos de sua fundação.



16/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito culpa governo por ação da PF contra jornalistas da "Veja" e critica relação de Lula com a imprensa

Heráclito anuncia ação popular contra plano de investimentos do Brasil na Bolívia

Anistia Internacional critica ação policial no Brasil e cobra investigações contra violência no campo

Heráclito critica governador do Piauí por declarações contra Congresso

Heráclito Fortes critica campanha do Banco do Brasil

Requião critica PT por ação contra CPI do Transporte Público