Requião defende blog que estaria ameaçado por ações judiciais
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) fez um apelo, no Plenário, pela manutenção do blog do jornalista Luiz Carlos Azenha. Ele havia anunciado o fim de "Vi o Mundo" depois de condenado em primeira instância a pagar R$ 30 mil numa ação movida pelo diretor da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, por suposta “campanha difamatória”.
Requião contou que a briga de Azenha com Kamel teria ocorrido na cobertura das eleições presidenciais de 2006, época em que estaria sendo cogitada a compra, pelo PT, de um dossiê contra o candidato do PSDB, José Serra. Azenha teria pedido demissão e depois denunciado um complô entre jornalistas e Polícia Federal para vazar fotos do dinheiro apreendido com o objetivo de prejudicar o PT.
De acordo com Requião, o jornalista "tem um grave, e pelo jeito insuperável defeito: não é petista, não é tucano, não é peemedebista, não é governista".
– Azenha é um repórter visceralmente obcecado, um repórter fiel ao mandamento máximo dos repórteres, que é buscar a verdade dos fatos, antes de tudo, acima de tudo, a verdade factual. Inflexível em relação a esse princípio, Azenha é frequentemente vergastado, tanto pela direita, grande mídia e serviçais, como por ministros, assessores e burocratas do governo federal - afirmou.
No Plenário, Requião leu parte do texto em que Azenha diz ser um arrimo de família no extremo do limite financeiro, e prejudicado pelas organizações que concentram pelo menos 50% de todas as verbas publicitárias do Brasil. Em um editorial do dia 1º de abril, no entanto, Azenha anunciou que as manifestações dos leitores o levaram a mudar de ideia e o site passará apenas por uma reformulação.
No mesmo pronunciamento, Requião prestou solidariedade também aos jornalistas Tarso Cabral Violin, Rodrigo Viana, Paulo Henrique Amorim, Mino Carta e à revista Caros Amigos.
- Enfim, a todos os que fazem um jornalismo independente, em defesa dos interesses públicos, dos trabalhadores e da nação – afirmou o senador.
03/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil está ameaçado por uma 'crise anunciada', diz Requião
Requião defende ações concretas para integrar países do Mercosul
Mercadante defende blog da Petrobras
AGU vai padronizar representações judiciais de ações de organismos estrangeiros
Gastos do SUS com ações judiciais chegam a R$ 132 milhões em 2010
Mutirão acelera ações judiciais em Juiz de Fora