Resolução da Anvisa prejudica atendimento a dependente de drogas, diz Magno Malta
Em discurso nesta quinta-feira (20), em Plenário,o senador Magno Malta (PR-ES) voltou a criticar a Resolução 101/01, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que disciplina as exigências mínimas para o funcionamento de serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas.
Em sua avaliação, a medida prejudica o trabalho executado por milhares de entidades e voluntários que se dedicam ao atendimento de portadores de drogas em todo o país, a exemplo das ações desempenhadas por religiosos.
O senador disse esperar a revogação da resolução por Agnelo Queiroz, que nesta quarta-feira (19) teve sua indicação para o cargo de diretor da Anvisa aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
- A resolução da Anvisa é criminosa. Lula me deu garantias de que a Anvisa vai mudar a resolução. No Espírito Santo, as entidades que recuperam drogados são quase três mil. O que será dessas instituições que estão na ponta fazendo o que o Estado não faz? Droga não é problema de saúde pública. É um problema de caráter, de intoxicação, e um problema espiritual - afirmou.
Em seu discurso, Magno Malta também criticou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que, segundo ele, interditou uma faixa do litoral do Espírito Santo. O senador disse que a interdição está causando prejuízos aos pescadores artesanais do estado.
- O Ibama bloqueou 150 quilômetros de praia sem qualquer estudo, porque ali tem alguma coisa que pode atrapalhar a vida marinha. Nossos pescadores estão agoniados, atônitos e passando fome - lamentou.
20/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Resolução da Anvisa prejudica atendimento a dependentes de drogas, diz Magno Malta
Magno Malta destaca luta contra a violência e as drogas
Magno Malta critica Minc e FHC por defenderem legalização de drogas
Magno Malta é contrário à proteção penal do usuário de drogas
Magno Malta critica cartilha do Ministério da Saúde sobre drogas
Magno Malta: esporte deve ser usado para combater uso de drogas