"Responsabilidade é de todos", diz ministra sobre combate à exploração sexual infantil
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), lançou nesta terça-feira (18), em Salvador (BA), a Campanha Nacional pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Rosário destacou a importância de todos os foliões estarem atentos.
"A responsabilidade no cuidado com crianças e adolescentes diz respeito a todos nós", disse ela, que destacou a recente equipagem de conselhos tutelares e pediu apoio a todos os blocos que organizam o carnaval em todo o País. "Dessa forma, vamos potencializando as nossas ações".
Participaram da cerimônia o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o governador do estado, Jaques Wagner, a vice-prefeita da capital, Célia Sacramento, e o desembargador Salomão Resedá, representando o Poder Judiciário.
Segundo Gastão Vieira, é fundamental que a campanha alcance os turistas que viajam pelo país. "Se os 30 milhões de brasileiros que viajam todos os anos forem sensibilizados, seremos vitoriosos", afirmou.
Para o governador da Bahia, Jaques Wagner, este será um carnaval de avanço na área dos direitos humanos. "O trabalho mais importante nessa área não é o repressivo, e sim o preventivo. De conscientização", afirmou ele, que citou a erotização excessiva nos meios de comunicação. "Não estou falando de censura, mas de como a sociedade é informada. Às vezes estamos falando aqui que não pode e na televisão tá estimulando a fazer", criticou.
O chefe de gabinete da SDH/PR, Bruno Monteiro, fez a apresentação dos materiais e explicou que o objetivo é que a campanha seja permanente. "A campanha desse ano segue a linha criativa do ano passado, agora com os macaquinhos fantasiados para as grandes festas, como Carnaval, Parintins e Barretos", disse.
O slogan da campanha, "Fique de Olho, denuncie!", circula em materiais impressos que serão distribuídos nas capitais carnavalescas, nos aeroportos e rodoviárias do País. O objetivo é conscientizar a população para a importância de denunciar a violência contra crianças e adolescentes aos conselhos tutelares ou ao Disque Direitos Humanos - Disque 100.
Também participaram do lançamento da campanha em Salvador a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Crianças e do Adolescente, Angélica Goulart; o secretário Estadual de Desenvolvimento e Combate à Pobreza, César Lisboa; e a representante do Comitê Local de Proteção Integral à Criança e do Adolescente e coordenadora do Unicef Bahia, Helena Oliveira.
Fonte:
Secretaria de Desenvolvimento Humano
19/02/2014 12:24
Artigos Relacionados
Combate a trabalho e exploração sexual infantil mobiliza CCJ
Setor se une contra a exploração sexual infantil em 2014
Comissão vai ouvir denunciados por exploração sexual infantil no RS
CPI da exploração sexual infantil aprova plano de trabalho
Ministra lança campanha contra exploração sexual durante o Carnaval
Punição mais dura para exploração sexual infantil