Responsabilidade sobre a Defensoria Pública do DF é do governo do Distrito Federal



O Senado aprovou nesta quarta-feira (2), em segundo turno,a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 7/08, que transfere da União para o Distrito Federal a manutenção e organização da Defensoria Pública, tal como ocorre em todos os estados. A PEC foi aprovada por unanimidade, com 56 votos favoráveis. A matéria segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

Na justificativa da PEC o autor, senador Gim Argello (PTB-DF), argumenta que embora a organização e manutenção da Defensoria Pública do DF seja competência da União esta nunca a exerceu materialmente. Trata-se somente, conforme observa, de resolver conflito de competência entre o DF e a União.

Pela proposta, aplicam-se à Defensoria Pública do DF, sem prejuízo dos preceitos estabelecidos na Lei Orgânica do DF, os mesmos princípios e regras que regem as demais defensorias públicas dos estados.

A PEC determina que o Congresso Nacional e a Câmara Distrital instalarão comissões especiais para elaborar, em 60 dias, projetos de lei de natureza infraconstitucional para adequar a legislação referente à matéria aprovada.

O senador Gim Argello informou que a Lei Orgânica do DF já prevê que o governo do Distrito Federal mantenha o órgão financeiramente, não havendo ônus para os entes envolvidos.

Gim Argello salientou a importância da Defensoria Pública do DF, informando que a instituição recebe atualmente 95% dos processos que tramitam no Distrito Federal. Também os senadores Adelmir Santana (DEM-DF), José Agripino Maia (DEM-RN), Aloizio Mercadante (PT-SP), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Cristovam Buarque (PDT-DF), Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Romero Jucá (PMDB-RR) manifestaram-se em apoio à aprovação da PEC, ressaltando a importância da defensoria Pública na assistência Jurídica aos mais necessitados.



02/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC propõe transferir para o governo do Distrito Federal obrigação de manter e organizar a Defensoria Pública do DF

Aberto debate sobre autonomia da Defensoria Pública Federal

Comissão discute Autonomia da Defensoria Pública Federal

CDR debate segurança pública do Distrito Federal e Entorno

ARRUDA CRITICA SEGURANÇA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL

Emendas da CCJ ao PPA destinam recursos para Polícia Federal, estabelecimentos penais e Defensoria Pública