Resultado de perícia em fita que incriminaria Jader sai nesta sexta



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) informou que irá receber na tarde desta sexta-feira (dia 17), em São Paulo, os resultados da perícia realizada pelo foneticista Ricardo Molina em gravações de conversas que poderiam demonstrar a participação do presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), em um caso de cobrança de propina para liberação de recursos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Tuma é o coordenador dos trabalhos da comissão especial do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que investiga denúncias contra Jader. Tão logo o laudo das fitas seja entregue a Tuma, o gabinete do senador divulgará o teor da análise feita por Molina.

Tuma tornou pública nesta quinta-feira (dia 16) nota sobre o caso Banpará enviada no dia 27 de julho último pelo presidente do Banco Central, Armínio Fraga, ao Procurador-Geral da República, Geraldo Brindeiro. Na nota, Fraga informa os nomes dos dois técnicos do BC que acompanharam a elaboração de relatório preparado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal no qual o presidente licenciado é apontado como um dos envolvidos em desvios de recursos do Banco do Estado do Pará (Banpará) ao tempo em que era governador do estado, entre 1984 e 1987.

Nesta última quarta-feira (dia 15), Jader discursou em Plenário, argumentando em sua defesa que os autores do relatório da 5ª Câmara não teriam "qualificação para contrariar o parecer inicial do BC, que o isentava de participação no caso". Em seu discurso, o senador não se referiu ao fato de que dois técnicos do banco acompanharam o trabalho da 5ª Câmara.- Somente a comparação com outros documentos que estão chegando à comissão poderá mostrar, definitivamente, quem são os autores dos pareceres - explicou Tuma.

O coordenador da comissão especial confirmou que todos os relatórios elaborados pelo BC sobre o caso Banpará - prometidos por Fraga para esta quinta-feira - serão entregues ao senador José Eduardo Dutra (PT-SE), autor do requerimento por meio do qual foi solicitada a documentação ao BC. Dutra já anunciou que irá encaminhar o material diretamente à Mesa do Senado, com o pedido de que o mesmo seja remetido à comissão especial do Conselho de Ética. A comissão terá igualmente acesso às sete declarações de renda do senador Jader Barbalho.

16/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética ouvirá procuradores em reunião secreta e PF fará perícia em fita

Fita contra Jader foi forjada, atesta laudo de Molina

Prouni divulga resultado nesta sexta-feira (28), após recorde de inscrições

Demóstenes e Tuma querem aguardar resultado da perícia da PF

Tião Viana recebe da PF resultado da perícia em documentos de Renan

Para Almeida Lima, agora é esperar o resultado da perícia da PF