Tião Viana recebe da PF resultado da perícia em documentos de Renan
Às 20h30 desta terça-feira ( 21), o 1º vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), recebeu do diretor técnico-científico da Polícia Federal, Geraldo Bertollo, um envelope pardo com o relatório sobre a perícia realizada em documentos entregues ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
O envelope foi lacrado por Tião Viana e entregue à secretária-geral da Mesa, Cláudia Lira, na presença do senador Wellington Salgado (PMDB-MG). A secretária repassará ainda nesta noite o material ao presidente do conselho, senador Leomar Quintanilha, (PMDB-TO).
De acordo com o vice-presidente do Senado, Bertollo e o perito Clênio Beluco, que o acompanhava, afirmaram ter respondido às 30 indagações formuladas pelo conselho a respeito da documentação referente ao processo movido pelo PSOL para investigar eventual quebra de decoro por parte do presidente do Senado. Para ingressar com a representação, o partido baseou-se em reportagem da revista Veja na qual se afirma que o senador teve despesas com pensão alimentícia para uma filha com a jornalista Mônica Veloso pagas pelo funcionário da empreiteira Mendes Júnior Cláudio Gontijo.
Apesar de responderem às questões, os peritos deixaram claro a Tião Viana as limitações enfrentadas durante o trabalho requerido pelo conselho, já que não puderam fazer uma investigação, inclusive com consultas à Receita Federal e à Internet. Restringindo-se ao que determina a Constituição, a Polícia Federal apenas emitiu parecer técnico sobre os documentos, conforme explicou o vice-presidente.
- Para respostas mais amplas, só uma investigação. Agora é o conselho que vai dizer se o relatório é conclusivo - observou Tião Viana.
O senador, entretanto, considerou a entrega do relatório como "de grande importância para o conselho, para a sociedade e para a imprensa", porque de posse do parecer técnico os três relatores do caso, senadores Renato Casagrande (PSB-ES), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Almeida Lima (PMDB-SE), "terão elementos suficientes" para firmar suas convicções sobre a acusação contra o presidente da Casa.
- O processo precisa ter o seu curso para evitar o desgaste ainda maior do Senado - disse Tião Viana.
De acordo com Salgado, a entrega de novos documentos pela Secretaria de Fazenda de Alagoas não impediu os peritos de chegarem a um relatório. Eles se mostraram abertos a receber novos papéis e proceder análises específicas.
21/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá recebe resultado da perícia dos documentos e confirma reunião do conselho para esta quarta-feira
Mesa recebe pedido para que PF conclua perícia sobre documentos de Renan
Tião Viana: resultado do julgamento de Renan é imprevisível
PF diz que poderá fazer perícia em documentos de Renan em 20 dias
Jucá diz que Renan tem interesse em submeter documentos à perícia
Mesa decide pela continuação da perícia nos documentos de Renan