Conselho de Ética ouvirá procuradores em reunião secreta e PF fará perícia em fita



O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado decidiu no início da noite desta terça-feira (dia 27) ouvir, em reunião fechada, marcada para as 17h desta quarta (dia 28), os procuradores da República Guilherme Schelb e Eliana Torelly. Eles já foram ouvidos pelos senadores no último dia 14, mas se recusaram a fazer comentários sobre o conteúdo de uma conversa que tiveram com o senador Antonio Carlos Magalhães, junto com o procurador Luiz Francisco de Souza.

Segundo a revista IstoÉ, no encontro o senador teria afirmado que possuía uma lista com os votos da sessão secreta do Senado que cassou o então senador Luiz Estevão, o que motivou um pedido de investigação das oposições para esclarecer se Antonio Carlos feriu o decoro parlamentar. A nova reunião com os procuradores, proposta em requerimento pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), foi aprovada por 11 votos do PMDB, do PSDB e das oposições e do pefelista Francelino Pereira (MG). Votaram contra os senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Geraldo Althoff (PFL-SC), Paulo Souto (PFL-BA) e Waldeck Ornelas (PFL-BA) .

O Conselho de Ética aprovou ainda requerimentos dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), José Eduardo Dutra (PT-SE) e Romeu Tuma solicitando que o Departamento de Polícia Federal faça uma perícia nas fitas que registraram a conversa de Antonio Carlos Magalhães com os procuradores. O objetivo é tentar esclarecer pontos que não foram degravados pelo foneticista Ricardo Molina. Uma das fitas, entregue pela revista IstoÉ, já está com o conselho e uma segunda será remetida pelo procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, ambas gravadas pelo procurador Luiz Francisco de Souza.

O presidente do conselho, senador Ramez Tebet (PMDB-MT), comunicou ao plenário que decidiu indicar o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) para relatar o processo que envolve o senador Antonio Carlos Magalhães. Saturnino aceitou o trabalho. Tebet encaminhou ainda a todos os senadores do Conselho de Ética cópia do laudo técnico sobre a vulnerabilidade do painel de votações do Senado, entregue nesta terça-feira (dia 27) por peritos da Universidade de Campinas (Unicamp).

27/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética decide se ouve procuradores em sessão secreta

Tebet convida procuradores para reunião secreta na quarta-feira

Heráclito quer que Conselho de Ética examine fita sobre diálogo entre integrantes da CPI do Banestado

Conselho de Ética rejeita perícia em áudios

Conselho de Ética recebe novos documentos e PF também vai periciá-los

Adiado depoimento de procuradores no Conselho de Ética