Resultados ruins do Enem e do Saeb podem levar à convocação de Haddad



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) propôs à Comissão de Educação (CE) requerimento para a convocação do ministro da Educação, Fernando Haddad, com a finalidade de esclarecer e discutir os resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) referentes a 2005/2006. As informações disponíveis mostram que o desempenho dos estudantes ficou abaixo das expectativas e da chamada "curva histórica": o Enem, por exemplo, apresentou o pior desempenho médio desde 2002. A CE tem reunião marcada para as 11 horas da próxima terça-feira (13).

Os resultados dos testes de avaliação educacional foram tema de discurso proferido na quinta-feira (8) no Plenário do Senado pelo senador Osmar Dias (PDT-PR). Ao registrar que o Enem constatou mais uma queda no desempenho dos alunos que se submeteram ao teste, o parlamentar sugeriu ao presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a realização de um debate para verificar o que o Senado pode fazer para reverter a tendência de piora na qualidade do ensino.

Na avaliação de Osmar Dias, o mais grave é que o número de estudantes matriculados medido em 2006 caiu em 530 mil, comparado com 2005. Ele alertou que estes 530 mil jovens entre 15 e 17 anos que estão fora das salas-de-aula não deixaram o estudo para trabalhar, já que o crescimento do emprego em 2006 foi negativo, com relação a 2005. Foram criados 317.493 empregos a menos no ano passado.

Em aparte ao discurso de Osmar Dias, Cristovam Buarque classificou o resultado como uma "tragédia educacional", que considerou tão grave quanto uma inundação, um terremoto ou um tsunami. Ele criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ainda não ter tomado uma atitude sobre o assunto. Para o senador Mão Santa (PMDB-PI), as escolas públicas "estão uma lástima".

Também estão na pauta da CE sete projetos de lei, entre os quais o que torna obrigatório um percentual de edição de livros e revistas em braile, de autoria da ex-senadora Heloísa Helena, com substitutivo da senadora Fátima Cleide (PT-RO); e o que torna obrigatório o atendimento médico e odontológico aos alunos do ensino fundamental público, de autoria do senador Cristovam Buarque.

09/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson culpa o governo por resultados ruins do ENEM

Haddad será convidado a debater distorção de resultados no Enem

Haddad falará na CE sobre anulação de Enem

Haddad defende realização de mais de um Enem por ano

Haddad é convidado para falar sobre o Enem

Haddad falará à CE sobre cancelamento das provas do Enem