Reunião discute trabalho decente na Copa
O CEO do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Trade, se reuniu nesta terça-feira (11) com o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e secretários para discutir e conhecer as ações do ministério para o evento que começa em junho. O COL é a entidade contratada pela Fifa para coordenar a realização da Copa.
O executivo e sua equipe conheceram o trabalho das oito Oficinas de Emprego e Trabalho Decente realizadas em oito estados para discutir as melhores formas de trabalho durante os jogos. O secretário de Relações do Trabalho, Manoel Messias, mostrou um rápido balanço dos encontros, que reuniu setores da hotelaria, construtoras e sindicatos (patronais e dos trabalhadores). O destaque dos debates foi o compromisso das empresas que atuarão no evento em cumprir as leis trabalhistas e as convenções coletivas. O relatório com o resultado das oficinas será divulgado no dia 15 de abril.
Sobre a fiscalização e inspeção do trabalho, está prevista a criação de grupos especiais de auditores que fiscalizarão os principais setores envolvidos na Copa, como transportes, hotelaria e alimentação, nas doze cidades-sede. Ricardo Trade se colocou à disposição dos técnicos do MTE para subsidiá-los em informações e se comprometeu a exibir o programa de voluntariado da Copa para que os auditores tenham conhecimento de como os voluntários atuarão.
Fonte:
Ministério do Trabalho e Emprego
11/03/2014 19:46
Artigos Relacionados
Oficina no Ceará discute 'trabalho decente' na Copa
MTE vai promover trabalho decente na Copa
Oficina no Rio discute Trabalho Decente
Natal (RN) recebe oficinas sobre trabalho decente na Copa
SPM participa de oficina a favor do trabalho decente e inclusão das mulheres na Copa
Reunião em Manaus discute proteção do consumidor na Copa