Ribeirinhos do Baixo São Francisco recebem formação socioambiental



Mais de 60 líderes ribeirinhos do baixo São Francisco (Sergipe/Alagoas) junto com estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) começam, nesta terça-feira (18), o primeiro Curso de Extensão para Formação Socioambiental de Comunidades Ribeirinhas do Baixo São Francisco. O curso será realizado na cidade de Penedo (AL) e pretende formar os participantes para que tenham noções sobre recuperação de áreas degradadas, lagoas marginais (berçários de peixes), e identificação de espécies invasoras.

Os participantes receberão aulas sobre educação ambiental e mobilização social e, ao final do curso, programado para quatro dias, os alunos vão apresentar as estratégias de ações de médio e longo prazos para fazerem parte do rol de atividades destinadas à revitalização do Rio São Francisco. Serão feitas ainda apresentações sobre a cadeia produtiva para criação de abelhas nativas, alternativa de geração de emprego e renda.

Como atividade extra, os alunos farão visita ao Centro Integrado de Referência (Cenir). O Centro trabalha com a recuperação de áreas degradadas, turismo sustentável e zoneamento ecológico econômico.

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



18/05/2010 16:58


Artigos Relacionados


Ribeirinhos de Manaus recebem cadastro de uso sustentável da terra

Baixo São Francisco recebe curso de espeleoturismo

Baixo São Francisco ganha centro de referência em revitalização

Pesca artesanal no Baixo São Francisco ganha reforço de equipamentos

Lauro Antônio reivindica obras de infraestrutura no Baixo São Francisco

Criação da Universidade Federal do Baixo São Francisco é sugerida em projeto