Ricardo Ferraço pede política mais efetiva para a água
No Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) fez discurso mencionando a importância da adoção de uma política mais inteligente voltada a esse recurso natural. Segundo ele, o homem é o único ser vivo que ameaça a própria sobrevivência, em razão da ausência de consciência na utilização dos recursos naturais no seu dia a dia.
- A escassez e a poluição da água comprometem, de forma gradativa e decisiva, a justiça social e o desenvolvimento econômico. Em longo prazo, colocam em xeque a continuidade da civilização humana no planeta - disse.
Ferraço citou dados de estudo da Agência Nacional de Águas avaliando a oferta e o crescimento da demanda da utilização da água nos 5.565 municípios do país. Uma das conclusões do estudo é que 55% dos municípios poderão ter problemas no abastecimento de água até 2015. A região Nordeste será a mais atingida.
Segundo o senador, o Brasil precisará investir, pelo menos, R$ 70 bilhões para garantir a oferta de água com qualidade até 2025. Desse total, 70% teriamo de ser investidos na coleta e tratamento de esgoto, para evitar a poluição nas fontes de abastecimento.
Ferraço lembrou da responsabilidade do cidadão de refletir sobre sua responsabilidade pessoal; das indústrias de investir na redução das perdas hídricas; das autoridades de mobilizar a sociedade em campanhas de conscientização; e dos gestores públicos de elaborar uma política mais efetiva de saneamento e de gestão dos nossos recursos hídricos.
- É um desafio o qual nós precisamos debater, na linha de cobrarmos com mais intensidade respostas e políticas públicas para uma questão que é decisiva para a qualidade de vida que estaremos negando para as próximas gerações - declarou.
22/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ricardo Ferraço elogia política de reajuste do salário mínimo e pede reforma tributária
Ricardo Ferraço pede mais discussão sobre isenção do ICMS nas operações interestaduais com importados
Ricardo Ferraço defende medidas para manter solidez da política fiscal brasileira
Ricardo Ferraço pede prioridade para debate sobre FPE
Ricardo Ferraço pede fim da impunidade para reduzir mortes no trânsito
Ricardo Ferraço propõe mais rigor para Lei Seca