Ricardo Ferraço reclama de excesso de recursos ao Supremo




O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) afirmou nesta quarta-feira (11) haver um excesso de recursos encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF). O senador citou dados da pesquisa Supremo em Números, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostram que, entre 1988 e 2009, quase 92% dos processos no STF eram recursos.

- A mais alta corte do nosso país, o Supremo Tribunal Federal, que deveria se debruçar, preferencialmente, sobre questões constitucionais, tem se transformado, na prática e de fato, em corte recursal suprema - afirmou o senador.

Ainda segundo Ricardo Ferraço, o relatório informa que 80% dos recursos que chegaram ao STF foram negados. A grande quantidade de recursos, segundo o senador, "afoga" o trabalho do Supremo, que não conseguiria julgá-los ainda que os ministros trabalhassem à noite.

- Os pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas foram além e fizeram os cálculos. Os ministros teriam de julgar um recurso a cada 10 minutos para dar conta de tamanha demanda.

Para o senador, os recursos muitas vezes são usados como manobras protelatórias para fugir das penalidades. Essa distorção, na interpretação sobre o direito de defesa, segundo Ricardo Ferraço, alimenta a impunidade e afronta os princípios básicos de igualdade e de justiça.

- Atolada em recursos que se multiplicam e no emaranhado burocrático que permite que um processo vá se arrastando interminavelmente, de instância em instância, a justiça fica, evidentemente, mais distante, mais lenta e, portanto, menos acessível aos mais pobres, aos mais humildes.

Apesar dos números negativos, o relatório também aponta queda no número de recursos nos últimos três anos, especialmente em razão da súmula vinculante - que impede juízes de instâncias inferiores tomar decisão diferente da do STF em questões sobre as quais a corte expressou entendimento definitivo -, e da exigência de repercussão geral da questão constitucional entre os pressupostos de admissibilidade dos recursos extraordinários.



11/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço pede reflexão sobre disputa pelos recursos dos 'royalties' do petróleo

Lúcia Vânia reclama do excesso de medidas provisórias

Mozarildo Cavalcanti reclama do excesso de MPs e de negociações para liberação de emendas ao Orçamento

Ricardo Ferraço comemorou sucesso da reunião da OMC

Ricardo Ferraço elogia STF por decisão em favor do CNJ

Ricardo Ferraço diz que Mercosul precisa se reinventar