RICARDO SANTOS PEDE RECURSOS PARA RECUPERAR LAVOURAS DE CACAU
Ao abordar o problema da cultura do cacau, Ricardo Santos explicou que estava sendo solidário aos produtores do Espírito Santo, sobretudo os dos municípios de Linhares, São Mateus e Colatina. Ele explicou que no seu estado os problemas dos cacauicultores se tornam mais graves devido à ausência de outras alternativas de produção nas áreas da Mata Atlântica nas quais estão implantadas as lavouras.
O déficit hídrico acentuado da região e seus efeitos sobre a produtividade, além do baixo preço do produto, poderão acelerar o declínio da lavoura cacaueira, afirmou Ricardo Santos. O senador explicou que a falta de chuvas e a senilidade de algumas lavouras provocaram a redução de três mil hectares na área plantada no Espírito Santo, acabando com 1.500 dos cinco mil postos de trabalho que o setor oferecia.
Outra conseqüência da decadência da cultura do cacau no Espírito Santo, segundo Ricardo Santos, é o desmatamento das matas ciliares no entorno do Rio Doce, onde estão implantadas as lavouras de cacau, para a implantação de outras atividades produtivas. "Decorre desse fato o risco ambiental relativo à destruição de mais de 5.200 hectares de Mata Atlântica e o conseqüente assoreamento do baixo Rio Doce, a partir de Colatina, rumo ao pontal de Ipiranga, em Linhares", disse o senador.
22/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ricardo Santos defende mais recursos para educação infantil
Ricardo Santos quer recursos para o Programa Semi-Árido Sustentável
Ricardo Santos pede mais isenção de IR para aposentados
SOUTO PEDE MAIS RECURSOS PARA O CACAU E ENALTECE OBRAS NO ESTADO DA BAHIA
Ricardo Santos pede prioridade para Fundo de Desenvolvimento Científico
Ricardo Santos pede auxílio para o setor cafeeiro nacional