Ricardo Santos pede auxílio para o setor cafeeiro nacional
Entre as medidas sugeridas por Ricardo Santos para que o setor cafeeiro saia da atual crise, está a utilização dos recursos do Funcafé para o refinanciamento dos débitos dos produtores, renegociação das dívidas dos agricultores familiares, parceiros e mutuários do crédito do custeio do Pronaf, revigoramento dos cafezais de menor produtividade e ampliação da dotações de recursos oriundos do próprio Pronaf.
O senador Arlindo Porto (PTB-MG), ex-ministro da Agricultura no governo Fernando Henrique, disse, em aparte, estranhar que a produção cafeeira, uma das mais tradicionais do país e que emprega milhões de pessoas, enfrente uma crise sem precedentes na história brasileira. Por isso, pediu ao governo a imediata implementação de uma política para o setor, como forma de salvar os produtores e equilibrar a balança comercial.
Ricardo Santos informou que nos últimos 18 meses houve um declínio de 45% nos preços médios nominais do café arábica e de 60% nos do robusta. Com preços tão baixos, observou, os produtores, como os do estado do Espírito Santo, estão falindo, "já ocorrendo casos de abandono e de erradicação de lavouras de café".
- É preciso que os produtores de café renegociem os empréstimos do crédito rural, com a conseqüente renegociação das dívidas. Do contrário, haverá um colapso no setor - advertiu Ricardo Santos, ao informar que já chegou, inclusive, a solicitar aos ministros Pedro Malan, da Fazenda, e Raul Jungmann, da Política Fundiária, providências nesse sentido.
02/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ricardo Santos pede auxílio para produtores capixabas de café
Ricardo Santos pede fim da aplicação do IPI sobre o setor de granito e mármore
Hélio Costa pede liberação de R$ 3 bilhões para o setor cafeeiro
Ricardo Santos questiona criação de agências para o setor de transportes
Ricardo Santos propõe o fortalecimento das cooperativas de leite para reverter dificuldades do setor
Ricardo Santos faz defesa do setor de rochas ornamentais