RICARDO SANTOS RETORNA AO SENADO E PREGA O CRESCIMENTO ECONÔMICO



Com uma análise do atual quadro da economia brasileira e votos para que o governo federal estimule a retomada do crescimento econômico, o senador Ricardo Santos (PSDB-ES), que retorna ao Senado e ocupa a vaga de sua colega de partido, Luzia Toledo. Ricardo Santos é primeiro suplente do senador José Ignácio Ferreira, atual governador do Espírito Santo, e estava afastado do Senado em virtude de ser convidado para ocupar a Secretaria de Planejamento capixaba.
Entende Ricardo Santos ser fundamental para a própria consolidação do Plano Real que a chamada prosperidade econômica seja a conseqüência natural de todo o caminho até agora percorrido. Mas para que isso ocorra, conforme observou, é necessário que o governo baixe as taxas de juros, "que dificulta e inibe aquilo que toda a nação deseja: a retomada do crescimento".
Ricardo Santos enumerou algumas iniciativas que poderiam estimular o crecimento da economia, a começar pela intensificação das exportações, investimentos em ciência e tecnologia, adoção de uma nova ordem tributária e esforços para que haja um maior equilíbrio das finanças dos estados e municípios.
- - O crescimento e a prosperidade almejados devem contribuir para a abertura de oportunidades para um contingente cada vez maior de brasileiros, ainda não contemplados com os benefícios do desenvolvimento. Temos de trabalhar para que se altere o padrão histórico de desenvolvimento, caracterizado por marcantes desigualdades sociais, com concentração de riqueza, renda, conhecimento e poder - - afirmou o senador.
Ricardo Santos defendeu ainda o ingresso de investimentos estrangeiros como forma de financiar o déficit em conta corrente, promover a modernização do sistema econômico, propiciar ganhos de produtividade generalizados, além de contribuir para a expansão das exportações brasileiras.
O presidente Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse que Ricardo Santos iria honrar o seu mandato, enquanto os senadores Gerson Camata (PMDB-ES) Paulo Hartung (PSB-ES) e o líder do PSDB, Sérgio Machado (CE) saudaram o retorno de Ricardo Santos ao Senado. Todos afirmaram que ele vai fortalecer e engrandecer ainda mais a bancada capixaba. Estiveram presentes ao primeiro discurso que marcou o retorno à Casa de Ricardo Santos o governador do Espírito Santo, José Ignácio Ferreira, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, empresários, lideranças do estado e familiares.

01/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Santos sugere medidas para o crescimento econômico sustentado

Ricardo Santos defende crescimento sustentado

RICARDO SANTOS QUER EXPORTAÇÕES COMO ESTÍMULO AO CRESCIMENTO

Ricardo Santos alerta para indicadores econômicos que podem prejudicar o crescimento do PIB

RICARDO SANTOS FALA À TV SENADO SOBRE SITUAÇÃO DA ECONOMIA

Ministro avalia perspectivas de crescimento econômico em entrevista à TV Senado