Riedel defende mais investimentos em cooperativas para diminuir problema do desemprego
O senador Ulisses Riedel (PSB-DF) diz ser preocupante a situação do desemprego no país e acha que se o governo privilegiasse investir seus recursos em cooperativas a falta de empregos para a população poderia ser minimizada.
- O Brasil gasta bilhões e bilhões para pagamento de juros de dívida interna e pagamento de divida externa. Se esses recursos pudessem ser capitalizados para formação de mão de obra para ajudar cooperativas e para o desenvolvimento da tecnologia própria brasileira nós não teríamos nenhum problema de desemprego - afirmou o parlamentar em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
Para Riedel, o desemprego é na verdade -uma febre-, um sintoma de um problema ainda maior, e são as causas -desses males, e não especificamente da questão do desemprego em si- que devem ser combatidas efetivamente.
- Se o governo direcionar seus recursos principalmente para cooperativas, cooperativas de produção, que são aquelas que efetivamente produzem, e não às falsas cooperativas que estão por aí, nós temos certeza que a questão do desemprego será altamente minimizada - disse.
De acordo com índices do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), a taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo atingiu 19% da população economicamente ativa (PEA) em 2002. Trata-se do segundo patamar mais elevado desde 1985, inferior apenas ao observado em 1999, de 19,3%.
30/01/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
JÚLIO CAMPOS DEFENDE REDUÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO PARA DIMINUIR O DESEMPREGO
OTONIEL DEFENDE INVESTIMENTOS PARA REDUZIR DESEMPREGO
ODACIR COBRA PROPOSTAS PARA DIMINUIR O DESEMPREGO
LOBÃO PROPÕE UNIÃO PARA DIMINUIR DESEMPREGO
Pavan cobra providências do governo para diminuir o desemprego
PRESIDENTE DA UNIMED DIZ QUE PROBLEMA SÃO AS FALSAS COOPERATIVAS