LOBÃO PROPÕE UNIÃO PARA DIMINUIR DESEMPREGO
O senador Edison Lobão (PFL-MA) defendeu hoje (dia 10) a formação de uma frente, com a presença de economistas, sociólogos, empresários, sindicalistas e políticos, para combater o desemprego que, a seu ver, "é uma agressão ao trabalhador brasileiro e sua família".
Na opinião do senador, uma das medidas que podem ser tomadas para reduzir o desemprego no país seria a flexibilização das jornadas de trabalho. "O diálogo aberto deverá permear as negociações entre empregados e empregadores, deferindo-se assim aos sindicatos dos trabalhadores uma responsabilidade decisiva para essas definições", salientou.
De acordo com Edison Lobão, uma das causas do desemprego no Brasil está no processo de implementação tecnológico que exige qualificação como prioridade para contratação de mão-de-obra. "Nesse particular, infelizmente, os níveis inadequados de educação, no país, respondem por grande parte do problema", frisou.
- O desemprego é uma das maiores preocupações do atual Congresso. A opinião pública provavelmente ainda não se deu conta das angústias que envolvem a nós, políticos, em face de um problema sobre o qual nada podemos fazer, senão sugerir, em discursos, idéias e propostas que nem sempre são aceitas pela tecnoburocracia oficial - disse.
10/11/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ODACIR COBRA PROPOSTAS PARA DIMINUIR O DESEMPREGO
Pavan cobra providências do governo para diminuir o desemprego
Riedel defende mais investimentos em cooperativas para diminuir problema do desemprego
JÚLIO CAMPOS DEFENDE REDUÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO PARA DIMINUIR O DESEMPREGO
Mão Santa: Lula tem que diminuir o desemprego
Tebet diz que nova Lei de Falências deverá diminuir desemprego