Rio Grande do Sul é inserido no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal



O Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul, teve a sua equivalência reconhecida para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (Sisbi-Poa) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A confirmação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi confirmada pela Portaria nº 679, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, (28).  

O anúncio já havia sido feito pelo ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho no dia 1º de setembro, durante a 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer).

Com a inclusão ao sistema, os municípios do estado podem qualificar indústrias locais que poderão comercializar sua produção para todo o País. Esses fabricantes de produtos de origem animal receberão um selo que identifica os estabelecimentos, ou indústrias de alimentos, incluídos no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-Poa).

Para integrar o sistema, os estados passam por uma avaliação técnica realizada pelo ministério com o objetivo de reconhecer que os serviços de inspeção da região e o federal são equivalentes. A inclusão no Sisbi-Poa é voluntária e pode ser solicitada nas Superintendências Federais de Agricultura estaduais.


Fonte:
Ministério da Agricultura



28/09/2011 20:06


Artigos Relacionados


Minas Gerais amplia adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal

Rio Grande do Sul adere ao sistema federal de inspeção de produtos de origem animal

Sistema federal de inspeção de produtos de origem animal cresce com a adesão de SC

Sistema de inspeção animal ganha agilidade

Criada comissão para melhorar procedimentos de inspeção animal

Ministério aumenta controle em produtos de origem animal