Rio+20 abre espaço para a participação da sociedade civil
O público poderá participar de debates sobre segurança alimentar, energia e cidades sustentáveis
A sociedade civil terá posição de destaque na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A participação é resultado de uma iniciativa inédita do governo brasileiro, os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, que conta com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). As sessões serão de 16 a 19 de junho e reunirão no Riocentro conferencistas de diferentes áreas e países.
A intenção do governo brasileiro e das Nações Unidas é reforçar a participação pública na Rio+20. A estratégia foi dividida em dois momentos: no primeiro, uma plataforma criada na internet, funcionou como espaço amplo e interativo de troca de informações entre representantes de movimentos sociais, ONGs e empresários do mundo todo. Os diálogos virtuais trataram de dez temas e foram coordenados por especialistas de dez universidades brasileiras e de outras 20 instituições estrangeiras.
No segundo momento, a discussão é presencial e terá como ponto de partida as recomendações mais votadas e aprovadas na primeira etapa. Representantes da sociedade civil, pré-inscritos nos diferentes painéis, poderão acompanhar de perto os debates. O público estimado é de 2 mil pessoas por sessão. Serão dez painéis que abordarão temas como segurança alimentar, energia e cidades sustentáveis. Cada sessão resultará em três recomendações que serão repassadas aos chefes de Estado e de governo, presentes na Cúpula de Alto Nível. “Nossa ideia foi criar um ambiente de discussão que reflita a dimensão contemporânea do debate sobre desenvolvimento sustentável”, esclarece o negociador-chefe da delegação brasileira para a Rio+20, André Corrêa do Lago.
Entre os conferencistas estrangeiros confirmados estão o economista americano Jeffrey Sachs, da Universidade Columbia; a oceanógrafa Sylvia Earle; e o ex-presidente do BID, Enrique Iglesias. O Brasil terá um representante em cada painel, entre eles, a economista Maria da Conceição Tavares, o ex-ministro Rubens Ricupero e a geógrafa Bertha Becker. As sessões dos Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável serão transmitidas ao vivo pela TV NBR.
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização
Visite a página da Rio+20 no Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter
Leia mais:
Políticas públicas e desenvolvimento sustentável serão discutidos durante Rio+20
Participantes da Rio+20 poderão conhecer sistema integrado de produção orgânica
Jovens de 112 países participam de evento que discute propostas para a Rio+20
Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres
12/06/2012 11:33
Artigos Relacionados
Conferência terá participação recorde da sociedade civil
ONU Mulheres abre edital para financiamento de projetos da sociedade civil
Seminário debate participação da sociedade civil no Parlamento do Mercosul
Só haverá desenvolvimento sustentável com participação da sociedade civil, diz embaixador na CMMC
Solicitada participação da sociedade civil no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético
Festa da Uva abre espaço para produtos de cooperativas