Rio+20: senadores se dizem 'tranquilos' com infraestrutura
Os senadores da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas se disseram tranqüilos em relação à infraestrutura da conferência, que será realizada em 2012, no Rio de Janeiro. A afirmação foi feita nesta terça-feira (3) durante relato da visita realizada na segunda-feira ao Rio de Janeiro.
Durante a visita, os senadores se encontraram com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e visitaram as obras de infraestrutura para a conferência, na área portuária do Rio de Janeiro, que passa por revitalização. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que fez o relato da visita, elogiou o trabalho da prefeitura.
- Saímos do Rio de Janeiro particularmente tranqüilizados em relação à infraestrutura. É lógico que ainda há muito a ser feito, mas o básico, o sistema de coordenação da infraestrutura do evento parece-me estar muito bem articulado, em especial por parte da municipalidade.
Participaram da visita os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da subcomissão; Randolfe Rodrigues (PSOL-AP); Lindbergh Farias (PT-RJ); Francisco Dornelles (PP-RJ); e Aloysio Nunes (PSDB-SP), além dos presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, senador Fernando Collor (PTB-AL), e da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).
Temas
Os senadores destacaram que ainda é preciso avançar no acompanhamento do conjunto dos temas do evento. Sobre o ciclo de debates que será realizado pela subcomissão com assuntos relacionados aos da conferência, foram sugeridos novos temas.
O debate sobre nações indígenas, sugerido pelo senador Randolfe Rodrigues, deverá receber o nome de "Diversidade étnica", conforme sugestão do presidente da subcomissão. O tema dos oceanos e do espaço deve ser incluído na lista.O tema saneamento, sugerido pelo senador Aloysio Nunes, deve ser incorporado ao debate sobre cidades. A discussão sobre aqüíferos subterrâneos será incorporada ao debate sobre água.
A ordem provisória dos temas, com exceção dos incluídos na reunião desta terça é a seguinte: água; energia; mudança do clima; biodiversidade e floretas; desenvolvimento sustentável; economia verde; ciência e tecnologia; novos indicadores de progresso; padrões de produção e distribuição; padrões de consumo (e compras governamentais); decrescimento; cidades; pobreza; e governança.
A freqüência e os dias dos debates ainda não foram definidos pelos senadores.
Mudanças Climáticas
Cinco regiões atingidas pelas mudanças climáticas foram sugeridas pelo senador Randolfe Rodrigues para visitas da subcomissão: Rio Brando (AC); Macapá e Laranjal do Jari (AP); Rio de Janeiro (RJ) e região serrana; Agreste meridional pernambucano e Nordeste de Alagoas; e Santa Catarina. O senador quer que a subcomissão ouça a população das localidades atingidas.
03/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tributos e infraestrutura são obstáculos ao desenvolvimento do RS, dizem senadores
Infraestrutura não acompanha crescimento da aviação civil, dizem especialistas
Faltam políticas públicas no setor de infraestrutura para redução da desigualdade social, dizem pesquisadores
Senadores dizem que Rio+20 não fracassou
Senadores se dizem dispostos a devolver MPs à Câmara
Senadores dizem que educação não é prioridade do governo