Rio+20 terá grupo de diálogo sustentável com 70 representantes da sociedade civil



 

A Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), que acontece de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro, será precedida pelo fórum “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, que será realizado de 16 a 19 de junho, no Riocentro. Participarão deste evento 70 representantes da sociedade civil, de várias partes do mundo. Eles vão representar o setor privado, a comunidade científica e a juventude, entre outros.

“Os diálogos são um espaço aberto, pelo governo brasileiro e pelas Nações Unidas, para uma discussão franca, inovadora e de visibilidade sobre temas prioritários da agenda internacional relacionada ao desenvolvimento sustentável”, explicou o embaixador brasileiro André Corrêa do Lago, diretor do Departamento de Meio Ambiente do Itamaraty. Ele afirmou ainda que governos nacionais e agências das Nações Unidas não participarão das mesas deste fórum.

Os dez painéis abordarão os seguintes temas: desemprego; trabalho decente e migrações; florestas; segurança alimentar e nutricional; energia sustentável; água; cidades sustentáveis e inovação; oceanos; desenvolvimento sustentável como resposta às crises econômicas e financeiras; e ao combate à pobreza.

 

Plataforma digital permite participação popular

Para permitir o amplo envolvimento do público nos eventos, o MRE implementou uma plataforma digital que terá versões em inglês, português espanhol e francês. O acesso pode ser feito pelo site.

Haverá três sessões por dia (manhã, tarde e noite) nos dias 16, 17, 18, e uma última na manhã do dia 19. Cada sessão contará com dez debatedores Todas as sessões serão transmitidas ao vivo pelo website das Nações Unidas. E também haverá retransmissão para o Espaço Arena da Barra. 

 

Presidente do Irã confirma presença na Rio+20

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, participará da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20). A informação também pelo embaixador André Corrêa do Lago. O evento vai reunir chefes de Estado e de Governo para contribuir com a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Com isso, estão confirmadas as presenças de 117 chefes de Estado e de governo no evento. De acordo com a ONU, dos seus 193 países-membros, 183 já confirmaram presença no encontro.

 

Fonte:
Portal Planalto

 

18/10/2013 20:28


Artigos Relacionados


Só haverá desenvolvimento sustentável com participação da sociedade civil, diz embaixador na CMMC

CDH inicia visita ao Maranhão ouvindo representantes da sociedade civil

Conheça os representantes da sociedade civil no Conselho de Transparência do Senado

Conselho convoca representantes da sociedade civil para assembleia eleitoral

Conselho de Recursos Hídricos recebe inscrição para representantes da sociedade civil

Projeto determina percentual de representantes da sociedade civil na gestão de universidades públicas