Roberto Cavalcanti comemora desempenho brasileiro em competição internacional sobre talento aplicado ao trabalho



Ao discursar nesta terça-feira (9), o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) comemorou a conquista, pelo Brasil, do terceiro lugar no World Skills 2009, competição internacional sobre "talento aplicado ao trabalho". O evento é promovido a cada dois anos pela World Skills International, organização voltada para a promoção e apoio ao treinamento, capacitação e educação tecnológicas e profissionais.

- Esse feito reafirma o perfil do brasileiro como o de um povo extremamente laborioso, empreendedor, capacitado e criativo - disse o senador ao registrar que o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze na competição, além de cinco certificados de excelência.

Roberto Cavalcanti explicou que a World Skills Internacional existe desde 1950 e congrega cerca de 50 nações de todos os continentes, como Estados Unidos, Japão, Alemanha, Coréia do Sul, México, Jamaica e Tailândia.

Membro da associação desde 1981, explicou o senador, o Brasil é representado naquela instituição pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tendo participado pela primeira vez da competição em 1983, obtendo a 16ª colocação. Desde então, acrescentou Roberto Cavalcanti, o país tem desempenho destacado no evento: 12º lugar em 1989, quinto em 1993, terceiro em 1995, sexto em 2001, sétimo em 2005 e segundo lugar em 2007. Realizada em Calgary (Canadá), a edição de 2009 teve o Brasil novamente na terceira colocação.

- É evidente que não se chega a um resultado tão expressivo por acaso. Na verdade, ele é fruto de muito trabalho. Ele é fruto de um esforço gigantesco realizado pelos dirigentes e, principalmente, pelos alunos do Senai - afirmou.

Ele também registrou que o Brasil foi representado em 2009 por 24 estudantes, conquistando medalhas em áreas como desenho mecânico em CAD, mecânica de refrigeração, tecnologia da informação, eletrônica industrial, revestimento cerâmico, joalheria, mecatrônica, soldagem e web design.

Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) elogiou o pronunciamento do colega e também comemorou o desempenho brasileiro na competição.



09/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti comemora desempenho da economia brasileira no início do século 21

Roberto Cavalcanti comemora 30 anos de fundação da ANJ

Roberto Cavalcanti comemora investimentos estrangeiros na Paraíba

Roberto Cavalcanti comemora crescimento da produção automobilística no Brasil

Roberto Cavalcanti comemora dotação orçamentária para a Paraíba em 2007

Roberto Cavalcanti pede apoio ao governo brasileiro nas negociações em busca de uma saída para a guerra cambial