Roberto Cavalcanti: lições de Nabuco continuam atuais



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) afirmou nesta quarta-feira (12) na homenagem a Joaquim Nabuco que as lições do político, escritor e abolicionista "continuam válidas ainda hoje", pois ele entendia que não bastava libertar os escravos, mas era necessário depois integrá-los à sociedade.

- Os descendentes dos escravos foram mantidos, em boa parte, à margem do desenvolvimento econômico e social brasileiro. A grande obra da abolição ainda se encontra a ser feita. Essa enorme tarefa de transformação social, de inclusão de milhões de indivíduos marginalizados, é a que cabe ao Estado brasileiro de hoje - observou

Roberto Cavalcanti sustentou que o abolicionista Nabuco era diferente dos outros abolicionistas, pois desde jovem decidira lutar contra a escravidão, quando a maioria havia aderido à causa já em idade adulta. Ele leu trecho, escrito pelo próprio Nabuco, onde relata o desespero de um jovem escravo que pedia para ser comprado por sua madrinha, pois não suportava os castigos do seu senhor.

Além disso, destacou Cavalcanti, pernambucano de nascimento, Joaquim Nabuco havia "nascido e forjado a sua personalidade libertária no estado de Pernambuco, onde floresciam casas-grandes e senzalas", e com "uma história rica em movimentos insurreicionistas e libertários".



12/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Requião diz apoiar pedido de CPI para investigar irregularidades atuais ou passadas

Roberto Cavalcanti despede-se do Senado

Roberto Cavalcanti homenageia Getúlio Vargas

Roberto Cavalcanti: LRF é instrumento de moralização e modernização

Procon é favorável ao fim da fidelização, diz Roberto Cavalcanti

Roberto Cavalcanti celebra avanços constitucionais