Roberto Cavalcanti pede que indígenas sejam beneficiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida



Ao destacar a situação precária em que vivem os índios da Paraíba - e principalmente os potiguaras -, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) defendeu nesta terça-feira (11) que o governo federal inclua os indígenas entre os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, que visa à construção de 1 milhão de moradias para famílias com renda de até 10 salários mínimos.

- Mesmo que hoje a terra indígena seja propriedade da União, seria um apego desmedido à norma legal transformar isso em impedimento à inclusão dos índios no programa - argumentou ele.

Roberto Cavalcanti afirmou que há cerca de 13 mil potiguaras na Paraíba e ressaltou que eles são o único povo indígena oficialmente reconhecido no estado. O parlamentar reiterou que eles vivem situação precária, especialmente no litoral norte, e ressaltou que há "uma forte presença deles" nos municípios de Baía da Traição, Rio Tinto e Marcação - localidades que, de acordo com ele, não estão incluídos no Minha Casa, Minha Vida.

Além disso, ao destacar que há uma investigação sobre uma tentativa de assassinato em uma aldeia da região, o senador disse que esse fato "é a ponta do iceberg que sinaliza a urgência de políticas públicas que estabeleçam a paz social nos municípios onde há maior concentração indígena".



11/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assentados serão beneficiados pelo Minha Casa, Minha Vida

Lideranças indígenas pedem moradias do programa Minha Casa, Minha Vida

Programa Minha Casa, Minha Vida é aprovado pelo Senado

Na serra fluminense, 6 mil casas serão construídas pelo programa Minha Casa, Minha Vida

Aloysio Nunes pede investigação de empresas que operam no programa Minha Casa, Minha Vida

Renan pede ao governo que libere os desabrigados de pagar contrapartida no programa Minha Casa, Minha Vida