Roberto Cavalcanti quer ouvir Anac sobre segurança de vôo no Brasil



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), em discurso nesta quarta-feira (30), disse que pretende propor a realização de audiência pública com os diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para tratar das providências estão sendo adotadas em relação à segurança na aviação civil no Brasil. O parlamentar se disse preocupado com dados divulgados pela própria agência, no último dia 16, indicando que o índice de mortes em acidentes aéreos no país é quatro vezes superior à média mundial.

Essa média, segundo o Relatório de Segurança Operacional 2008 citado pelo parlamentar, é de 0,4 acidentes para cada um milhão de decolagens. No Brasil, é de 1,76 por milhão. O aumento dos acidentes entre 1999 e 2007 está na contramão da situação mundial, que apresentou decréscimo no mesmo período, observou ainda.

A meta da Anac para o quinquênio 2009-2013 é reduzir a média brasileira para um acidente a cada milhão de decolagens, mas ainda assim o país ficaria com o dobro da média mundial, o que é "aterrador", na visão de Cavalcanti.

- Essa constatação de que os níveis estão acima do aceitável se torna ainda mais grave se considerarmos que, dadas as dimensões continentais do país, esse meio de transporte é fundamental para a integração regional - disse.

O parlamentar também indagou por que o aeroporto de João Pessoa não tem instalados os equipamentos de segurança necessários para a realização de pousos e decolagens em más condições de visibilidade. Tais equipamentos estão orçados entre US$ 700 mil e US$ 1,5 milhão, "valores módicos", na opinião do senador, se considerada a relação custo-benefício.



30/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Segurança da costa será um dos maiores desafios do Brasil neste século, diz Roberto Cavalcanti

Roberto Cavalcanti quer informações sobre gestão do FGTS

CRE quer ouvir Anac sobre 'céu aberto' e aprova novo representante em órgão de aviação civil

Roberto Cavalcanti quer dar poder de quebra de sigilos ao TCU

Roberto Cavalcanti quer renegociação da dívida de industriais nordestinos

Roberto Cavalcanti quer federalização de crimes contra jornalistas