Roberto Cavalcanti quer dar poder de quebra de sigilos ao TCU



O Tribunal de Contas da União (TCU) poderá solicitar quebra dos sigilos bancário, fiscal, comercial e telefônico, se um projeto de lei apresentado pelo senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) for aprovado. A proposição, lida na tarde desta terça-feira (28), tramitará em decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ela estabelece que o TCU poderá ter acesso aos sigilos mediante ofício fundamentado à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal ou a comissão parlamentar de inquérito, quando tal providência for indispensável à sua missão de fiscalizar.

Roberto Cavalcanti argumentou queparecer do próprio TCU sobre a análise das contas do governo federal referente ao ano de 2005 inclui, entre os pontos fracos da atuação do tribunal no combate à corrupção, a dificuldade de acesso a dados de órgãos públicos sob a alegação de estarem protegidos pelos sigilos bancário, fiscal e comercial.

- Se temos parecer do próprio TCU evidenciando esse problema, nada mais justo que permitir que o tribunal tenha esse instrumento de trabalho - afirmou Roberto Cavalcanti.



28/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM REAFIRMA PODER DA MESA PARA PEDIR QUEBRA DE SIGILOS

ACM REAFIRMA PODER DA MESA PARA PEDIR QUEBRA DE SIGILOS

ACM quer votação rápida de quebra dos sigilos de Okamotto e do filho de Lula

Presidente da CPI dos Bingos quer que STF apresse decisão sobre a quebra dos sigilos de Okamotto

Roberto Cavalcanti quer renegociação da dívida de industriais nordestinos

Roberto Cavalcanti quer federalização de crimes contra jornalistas